CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Você sabe como nasceram as intervenções assistidas por animais?

Categoria: Artigo, Bem-Estar Animal, Campanhas CRMV-MS, CEIAA, Comissões | Publicado em: 18/09/2020

O que vamos falar pode até ser óbvio, mas a gente adora repetir: ter um pet em nossas vidas torna tudo melhor! E foi essa percepção de que os pets contribuem para a qualidade de vida do ser humano que deu origem à investigações científicas na área, e com isso muito se descobriu e se confirmou a respeito dessa relação incrível entre homem e animal. Dessa grande coleção de investigações e práticas, não demorou muito para surgirem encontros e atividades mais estruturadas, com objetivos claros: a saúde física e mental das pessoas.

Essas atividades receberam muitos nomes ao longo do tempo, mas foi assim que nasceram as hoje tão conhecidas Intervenções Assistidas por Animais (IAA).

O principal objetivo das IAA é a presença de um ou mais animais como mediadores das relações sociais, promovendo educação, apoio e saúde, com grandes ganhos terapêuticos, que já foram comprovados por todo o mundo. Dentro das IAA podemos destacar 3 grandes modalidades: terapêutica (junto a profissionais da Psicologia), educacional (pedagógico, ecologia, sanidade, cidadania, etc) e as atividades (recreacionais, lúdicas, físicas e de apoio a condições especiais), tudo isso para diferentes idades e condições sociais e de saúde.

Vale sempre destacar que um trabalho tão amplo e complexo requer interdisciplinaridade e muita responsabilidade. As IAA demonstram inúmeros efeitos positivos em seus assistidos, mas é necessária uma equipe preparada para a execução dessas intervenções, preenchendo todos os critérios de segurança e bem-estar, tanto animal como humano.

Comissão Estadual de Intervenção Assistida por Animais (CEIAA)


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts