CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Dia 25 de novembro: Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Categoria: Bem-Estar Animal, Campanhas CRMV-MS, CELC, Comissões, Curiosidades, Destaques, Notícias | Publicado em: 25/11/2020

Dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data, que também tem por objetivo estimular o ato, foi instituída pelo Decreto de Lei 53.988/1964, assinado pelo então presidente Castello Branco. O dia escolhido foi o aniversário da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.
Mas você sabia que os pets também podem doar sangue? Assim como na medicina humana, na veterinária os cães e gatos também podem e devem doar sangue para ajudar a salvar vidas daqueles que precisam!
Sendo de extrema importância em situações como atropelamentos com hemorragia, intoxicações, acidentes ofídicos, cirurgias complexas e coagulopatias, entre outras causas, podendo levar à necessidade de uma bolsa de sangue ou hemocomponente para salvar o animal e garantir uma recuperação mais eficiente.
E para isso, a saúde do doador é um dos principais fatores para a qualidade e aproveitamento de seu sangue, e da mesma maneira que os humanos, os pets também passam por exames físicos, sorológicos, hematológicos e de biologia molecular, de acordo com a epidemiologia da região, isso possibilita que o tutor além de salvar vidas, ainda consiga acompanhar a saúde do pet doador por meio dos exames constantes realizados em todas as doações.
Existem também os testes de tipagem e compatibilidade sanguínea para os pets doadores, ambas de extrema importância para aumentar a segurança do procedimento transfusional e reduzir as chances de reações por incompatibilidade, respectivamente, com intuito de prevenir as transfusões incompatíveis entre doador e receptor, que causam reações imunomediadas graves que coloquem em risco a vida do paciente receptor do sangue ou
hemocomponente.
Tutores de cães e gatos que se sensibilizarem com a causa podem procurar um banco de sangue veterinário especializado para conhecerem os critérios necessários para se tornar um doador e cadastrar seu pet.
Faça como a tutora Gi Santana que levou o Peter para ser um doador voluntário (cachorro do post).

Texto produzido pela Comissão Estadual de Laboratório e Congêneres (CELC / CRMV-MS)

Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts