Dia da Defesa da Fauna

Categoria: CFMV | Publicado em: 22/09/2021

Na data em que é celebrado o Dia da Defesa da Fauna, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) parabeniza todos os profissionais que atuam para promover a saúde e o bem-estar dos animais e reforça a importância de conter queimadas, desmatamentos, atropelamentos, tráfico de animais e outros fatores que afetam a sobrevivência da fauna brasileira e o desenvolvimento sustentável do planeta.

Vale lembrar a importância da saúde única, em que a saúde de animais, homens e do meio ambiente estão diretamente conectadas.

“A conservação da fauna passa pela formação e aprimoramento dos médicos-veterinários e zootecnistas. Os profissionais envolvidos nos mais diversos postos e que trabalham com a fauna silvestre sabem o quanto é importante avançar nesse tema e discuti-lo técnica e profissionalmente”, assinala Francisco Edson Gomes, presidente da Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV.

O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta e uma das mais ricas faunas, mas o desmatamento, a caça, a ocupação humana desenfreada, as queimadas, a poluição e o tráfico de animais silvestres são as principais ameaças aos animais. Para lembrar da data, o CFMV apresenta algumas espécies da fauna em extinção no Brasil.

Como denunciar o tráfico de animais?

No Brasil, o controle e a fiscalização de animais silvestres é feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e pela Polícia Militar Ambiental de cada estado. Ao identificar uma situação irregular relacionada a animais silvestres, é possível fazer a denúncia – que pode ser anônima ou não – das seguintes maneiras:

Em caso de suspeita de tráfico de animais, entre em contato com a Linha Verde do Ibama (0800 61 8080), passe as informações e solicite auxílio sobre as atitudes que podem ser tomadas. É possível também enviar um e-mail para: linhaverde.sede@ibama.gov.br.

Caso a situação envolva compra e venda ou até transporte ilegal de animais silvestres brasileiros, denuncie à Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres (tel.: 61 3550-7227) ou envie um e-mail para: renctas@renctas.org.br. O site da Renctas é o www.renctas.org.br.

III Congresso dos Médicos Veterinários da Amazônia Legal – Amazonvet

De 27 a 29 de outubro, será realizado de forma on-line e gratuita o III Congresso dos Médicos Veterinários da Amazônia Legal- Amazonvet, considerado o maior evento técnico-científico da Amazônia Legal, na área da Medicina Veterinária.

Com o tema central A Medicina Veterinária no Contexto da Pandemia da Covid-19, o evento terá programação científica, palestras, mesas-redondas e participação de renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

O evento também congrega o II Congresso Nacional de Animais Selvagens, o II Simpósio de Leishmaniose e o IV Seminário de Discussões Técnicas da Medicina Veterinária.

Assessoria de Comunicação do CFMV