CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Castramóvel: Controle Populacional e Bem-estar Animal

Categoria: Bem-Estar Animal, Campanhas CRMV-MS, Castramóvel, Destaques | Publicado em: 26/04/2021

“A implantação do castramóvel é a melhor solução para controle populacional e bem-estar animal”, afirma Rodrigo Piva presidente do CRMV-MS

O presidente do CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul), Rodrigo Piva participou da primeira ação do castramóvel em Campo Grande, realizada no domingo (25).

De acordo com Rodrigo Piva a castração em cães e gatos, além de evitar a procriação descontrolada, ajuda a prevenir diversas doenças, entre elas o câncer. A castração traz uma série de benefícios para os animais de estimação e para a sociedade. “A castração dos pets é um ato de responsabilidade, pois você está não apenas prevenindo possíveis doenças, além de evitar abandonos e maus-tratos a animais que não foram desejados”.

Piva reforçou a necessidade de regularização do castramóvel junto à autarquia, que se baseia na resolução CRMV-MS nº 91/2020. “Essa resolução foi proposta justamente para normatizar os procedimentos de contracepção de cães e gatos em ações pontuais (mutirões) e/ou programa de esterilização cirúrgica com a finalidade de controle populacional”.

Segundo informações da Prefeitura da Capital, foram esterilizados 20 cães, sendo 15 fêmeas e cinco machos, que pesavam até 15 quilos. A capacidade e operação do centro cirúrgico é bem maior, contudo, devido à pandemia de Covid-19 e as medidas de biossegurança, os atendimentos foram reduzidos.

Adquirido através de emenda parlamentar e recursos próprios, o centro cirúrgico móvel é um investimento de R$ 198,3 mil. O prefeito Marquinhos Trad acompanhou esta primeira ação e destacou a importância do castramóvel para o município.

“É uma conquista para todos nós moradores de Campo Grande, cuja gestão sempre teve como um dos pilares a responsabilidade com a saúde humana e dos animais. Com a possibilidade de castrarmos estes cães, que muitas vezes circulam pelas ruas do bairro podendo carregar e transmitir zoonoses à população, reduzimos a quantidade de animais errantes vulneráveis aos mais diversos males”, reforça o prefeito.

O deputado e médico-veterinário, Marcio Fernandes tem destinado emendas para municípios e consórcios intermunicipais. Em junho deve iniciar os programas de castração em Bonito, Terenos e Sidrolândia. “Eu tenho acompanhado junto ao CRMV-MS a homologação dos processos. Com as emendas que destinei e o trabalho dos prefeitos, Mato Grosso do Sul terá o maior programa público de castração de cães e gatos. Essa é uma questão de saúde pública, precisamos ter controle sanitário para evitar a transmissão de zoonose”, ressaltou Márcio Fernandes.

A agenda do mutirão da castração que começou pela Capital será realizada em Jardim (30/04), Anaurilândia (7/5), Nova Andradina (14/05), Costa Rica (21/05) e Sonora (28/05).

Ascom CRMV-MS

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts