CRMV-MS participa da Elaboração do Estatuto do Pantanal proposto pelo Senado

Categoria: Acadêmicos, Campanhas CRMV-MS, CEAS, CEMA, CRMV-MS, Destaques, Incêndio no Pantanal, médicos veterinários, Notícias, SOS Animais Silvestres | Publicado em: 30/09/2020

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) foi convidado para participar da elaboração do Estatuto do Pantanal proposto pela Comissão Temporária do Pantanal (CTEPantanal) do Senado Federal. Antes, porém, o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva participa de diligência externa a ser realizada em 3 de outubro de 2020, em Corumbá (MS), região afetada pelas queimadas, juntamente com membros da Comissão do Senado.

De acordo com Piva será realizada no dia 7 de outubro de 2020 (quarta-feira), às 10 horas (horário de Brasília), uma videoconferência cujo objetivo é coletar subsídios para elaboração do Estatuto do Pantanal. “Já recebemos a minuta do projeto de lei e vamos estudar junto com nossas comissões técnicas de Animais Silvestres e Meio-ambiente. Para podermos contribuir com a construção de ações que beneficiem de fato a fauna e a flora pantaneira, garantindo o bem-estar de todos”, pontuou.

Segundo o presidente da CTEPantanal, Senador Wellington Fagundes (PL-MT) a meta do colegiado é elaborar uma norma que está sendo chamada de Estatuto do Pantanal. “O documento vai abrigar uma legislação federal, específica para o bioma, que vai nortear as normas estaduais e municipais, tanto de Mato Grosso como de Mato Grosso do Sul”.
A expectativa do parlamentar é de que o texto traga regras para que o Pantanal tenha um desenvolvimento econômico sustentável, com ênfase nas características do bioma e nos anseios dos pantaneiros.

O CRMV-MS já atua no enfrentamento do incêndio em Mato Grosso Sul com equipe que está desde o dia 25 de setembro no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, fazendo resgate e prestando atendimentos clínicos para os animais feridos, bem como levando alimentos e água para os animais que sofrem com as queimadas e o período de seca.

“É uma equipe multidisciplinar de 20 pessoas, com profissionais aqui do MS, de MG, SP e Rio de Janeiro. Também contamos com acadêmicos voluntários que auxiliam nessa ação conjunta”, relatou o presidente do CRMV-MS.

Piva reforçou ainda a importância da participação popular na Campanha SOS Animais Silvestres com a doação de medicamentos e insumos veterinários ou recursos financeiros.

Pontos de Arrecadação dos Medicamentos e Insumos:
• Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), localizado na Avenida Coronel Cacildo Arantes, 433 – Chácara Cachoeira (de 2ª a 6ª das 12 às 16h);
• Lojas do Maranatha Pet Shop – Avenida Capiberibe, nº 882; Avenida Tamandaré, n° 2957; Rua Jamil Basmage, 1070 ou Rua Souto Maior, 1832;
• Auqmia Clínica e Pet Shop – R. Santos Dumont, 1238 – Vila Planalto.

Quer colaborar com a Campanha? Veja a Lista de Medicamentos e Insumos necessários:
Cetoprofeno 10%
Equipo
Solução fisiológica 0,9%
Glicopan gold 250ml

Doações Financeiras – Contas para Depósito:
Nome: Missão Salesiana
CNJP: 03.226.149/0015-87

• Banco: Brasil
Agência: 2609-3
Conta Corrente: 6237-5
• Banco: Sicredi
Agência: 0911
Conta Corrente: 57525-9

Profissionais e estudantes que queiram se voluntariar para ajudar nas ações podem fazer o cadastramento por este link: https://linktr.ee/crmvms
Nossa Fauna Pantaneira precisa de você!

Texto: Ascom CRMV-MS
Foto: Sílvio de Andrade (SEMAGRO-MS)