Coronavírus: CRMV-MS mobiliza médicos veterinários para participarem como voluntários

Categoria: Campanhas CRMV-MS, Destaques, Notícias | Publicado em: 24/03/2020

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) realizou na tarde desta terça-feira (24) para tratar de mobilização dos médicos veterinários para participarem do enfrentamento contra o Coronavírus – COVID-19.

A reunião contou com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Conselho Regional de Medicina (CRM/MS), Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA-MS).

Durante a conversa ficou garantido os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) para todos os profissionais que estiverem atuando como voluntários. Posteriormente será disponibilizado um formulário eletrônico pelo CRMV-MS, em suas redes sociais, para que todos os médicos veterinários possam se inscrever.

De acordo com a conselheira do CRMV-MS, médica veterinária Gizelly Bandeira a intenção é contribuir ativamente no combate dessa pandemia. “Em outros países, como em Portugal por exemplo, os médicos veterinários estão fazendo a triagem dos pacientes e apoio clínico aos médicos. Aqui no MS, quem quiser contribuir poderá fazê-lo”, ponderou.

Aproveitando o encontro, realizado de maneira virtual, também foi conversado sobre a disponibilização de equipamentos, tais como: Monitor, Bomba de Infusão, Ventilação Mecânica em regime de comodato ao governo de Mato Grosso do Sul. Sendo garantido a manutenção desses equipamentos e/ou o ressarcimento do valor após um ano.

Segundo o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva foi a primeira reunião e o resultado foi melhor que o esperado. “Temos que nos unir. O Cononavírus é uma realidade e os médicos veterinários, que são profissionais da saúde, podem colaborar, seja atuando como voluntário ou ainda emprestando equipamentos”, finalizou.

Participaram da reunião: Rodrigo Piva (presidente), Jair Vicente (vice-presidente), Jonas Cavada (secretário-geral), Gizelly Gonçalves Bandeira de Mello (conselheira), Paula Helena Santa Rita (conselheira), Nestor Nogueira Júnior (conselheiro) Wagner Hiroyoshi Ioshida (conselheiro), todos pelo CRMV-MS.

Também participaram: o presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS),  Dr. Alex Fabiano Nametala Finamore; o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (COREN-MS) Dr. Sebastião Júnior Henrique Duarte; a Superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS), Dra. Mariana Croda, Superintendente da Gestão do Cuidado (SESAU) Professor Marcos Rodrigues Marques e a presidente da ANCLIVEPA-MS, Thatianna Pedroso.

Ascom CRMV-MS