Vai levar seu bichinho para as férias? Confira o que é necessário para viajar com seu animal de estimação

Categoria: Campanhas CFMV | Publicado em: 08/01/2020

Viajar para fora do país com seu pet exige uma série de cuidados. O animal precisa possuir alguns documentos, além de estar com a saúde em dia e atestada por médico-veterinário.

Para destinos nacionais, é necessário somente levar o atestado de saúde assinado por um médico-veterinário. As regras para acomodação dos animais no transporte aéreo, terrestre ou marítimo são definidas por cada empresa.

Espécies de companhia como aves, coelhos, furões ou iguanas, o que o tutor precisa levar na hora de viajar é a Guia de Trânsito Animal (GTA), expedida por médico-veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), ou pelo órgão da Defesa Sanitária nos estados.

Agora, se você vai com seu pet para o exterior, os país de destino solicita o Certificado Veterinário Internacional (CVI), documento emitido pelo Mapa que comprova a boa condição sanitária do animal . O CVI é exigido para cães e gatos e é obrigatório no embarque.

Para obter o CVI, o tutor deve apresentar atestado de saúde emitido por médico-veterinário com inscrição ativa no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de seu estado, comprovante de vacina, identificação eletrônica por meio de microchip sob a pele do animal e demais dados necessários de acordo com as exigências do país de destino (com exceção aos Estados Unidos).

A solicitação é feita nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). O atendimento deve ser agendado com pelo menos 30 dias de antecedência por meio do Requerimento de Fiscalização para Animais de Companhia.

Em viagens para os EUA, o CVI é emitido online (E-CVI). O envio do atestado de saúde, comprovante de vacina e demais documentos é todo eletrônico (upload). O E-CVI tem validade de 60 dias para retorno ao Brasil.

Mais informações, acesse https://bit.ly/2MUCt2T ou entre em contato pelo endereço cvi.gru@agricultura.gov.br (exclusivo para viagens com o EUA como destino).

Sobre o CVI, acesse https://bit.ly/37B6jRG

Passaporte Pet

Outra opção para viagens internacionais é o Passaporte Pet. Ele é aceito pelos países membros do MERCOSUL (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela), Taiwan, Colômbia, Gâmbia e Brunei (é necessário informar no Passaporte o estado de saúde do animal ou exame de saúde realizado no máximo duas semanas antes da viagem e cujo resultado tenha sido verificado pelo serviço veterinário oficial do MAPA).

O passaporte também é emitido pelo Mapa e obtido em unidades da Vigiagro, por meio do Requerimento para Concessão de Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, podendo substituir o CVI dependendo do país de destino.

Mais informações sobre o passaporte, https://bit.ly/2ZSbOsM. E informações gerais sobre viagens internacionais com animais de companhia, clique aqui.

Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações do Mapa