Assembleia Geral da Panvet discute impactos da Covid-19 e perspectivas na Medicina Veterinária

Categoria: Campanhas CFMV, coronavírus, Notícias | Publicado em: 20/04/2020

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) participou, em ambiente virtual (on-line), na última sexta-feira (17/4), da Assembleia Extraordinária da Associação Pan-americana de Ciências Veterinárias (Panvet).

Na reunião, estavam presentes representantes de países das Américas, como o Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, México, entre outros. Do CFMV, em nome do Brasil, integraram o grupo os conselheiros efetivos do Conselho Federal, Cícero Pitombo (também conselheiro da Panvet) e José Arthur Martins (delegado brasileiro da Associação), e a chefe da Secretaria de Planejamento do CFMV, Laura Snitovsky.

Nesse momento de Covid-19, uma das mais difíceis decisões para os representantes da Panvet foi discutir sobre o adiamento do Congresso Panvet 2020 – XXVI Congresso Pan-Americano de Ciências Veterinárias. O evento, organizado pela Federación de Colegios y Asociaciones de Médicos Veterinarios Zootecnistas de México, seria realizado de 28 a 30 de outubro de 2020 na cidade de Mérida, Yucatan, México. Por unanimidade, ele foi postergado para 2021. Assim como, também unanime o desenvolvimento de um comunicado, em conjunto, sobre o Covid-19.

E, ainda no contexto da pandemia, foram apresentadas ações desenvolvidas na Medicina Veterinária, nos diferentes países, no combate e divulgação das estratégias contra o novo coronavírus.

Durante videoconferência, foram ainda discutidas a situação financeira da Panvet; a elaboração de um plano de ação para 2020/2021; e o término da atual gestão em outubro de 2020, ficando esse último ponto para ser abordado em uma próxima reunião.

Panvet
Fundada em 1992, a Associação Pan-Americana de Ciências Veterinárias (Panvet) é considerada a principal associação da ciência veterinária das Américas. Sua atuação é reconhecida por órgãos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS)Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) Associação Mundial Veterinária (WVA). A associação reúne instituições representativas de várias nações do continente que, juntas, estabelecem políticas, inovações e recomendações para manter a liderança da Medicina Veterinária no mundo.

Assessoria de Comunicação do CFMV