CRMV-MS tem tarde de intervenção assistida com a cachorra Vega

Categoria: Bem-Estar Animal, CEIAA, Comissões, CRMV-MS, CRMV-MS em Pauta, Destaques | Publicado em: 16/03/2021

Os funcionários e diretores do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) vivenciaram a experiência de interagir com a cachorra Vega, uma Golden Retriver de 4 anos, que foi treinada para atuar em intervenções assistidas.

A convite do presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva, a membro da Comissão Estadual de Intervenção Assistida por Animais (CEIAA), Dra. Caroline Finkler trouxe a Vega para interagir com os funcionários e diretores da instituição com o intuito de realizar uma amostra da atuação e demonstrar a todos os benefícios que essa visitação pode trazer a um dia de trabalho, promovendo um momento de descontração ajudando a pensar com clareza, diminuir o estresse e a ansiedade promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo, aumentando o foco.

“Os cães fazem parte da nossa rotina e da nossa família, essa relação traz benefícios incontestáveis, mas quando trazemos essa relação para um ambiente de dificuldade como hospitais e centro de apoios esse momento de descontração se torna reconfortante, e traz uma enorme alegria para aquele dia. Além dos benefícios que só a visita já traz podemos usar os cães para auxiliar em atividades visando uma melhora clínica do paciente, auxiliar na educação de crianças em escolas, melhorar o ambiente de trabalho tornando-o mais acolhedor”, disse a médica veterinária comportamentalista, Dra. Caroline Finkler.
Ainda de acordo com a membro da CEIAA, as intervenções assistidas por cães podem ser divididas em três variações:

• A atividade mediada por cães promove a interação informal por meio de visitas em instituições de saúde, educação, com fins motivacionais, educacionais e recreativos;
• A educação assistida por cães que tem como função agregar no processo educacional usando o cão como meio facilitador entre o vínculo professor e aluno melhorando a motivação nas atividades, trazendo uma melhora emocional, social, cognitiva, motora e no bem-estar em geral;
• A terapia assistida por cães que tem como principal função auxiliar profissionais da saúde em processo terapêutico do paciente, atrás da motivação, melhora do vínculo e do interesse pela presença do cão.

Para realizar esse tipo de interação os cães precisam passar por rigorosos testes para garantir que são capazes de realizar as atividades, é necessário um protocolo de higienização, e sempre acompanhado por um profissional que entenda da área de comportamento para conduzir a sessão.

“Foi uma tarde muito produtiva. Todos ficaram admirados com a disciplina e paciência que a Vega possui, comprova que através do seu treinamento lida com qualquer situação de stress, sem oferecer nenhum tipo de risco para aqueles que interagem com ela. Se aqui no conselho todos ficaram encantados com a presença da cachorra, imagina em um hospital, onde pacientes passam dias e até meses internados? Só traz benefícios. Sabendo dessa contribuição para a saúde e bem-estar dos humanos implantamos a CEIAA como uma de nossas comissões do CRMV-MS, com finalidade de destacar a atuação da medicina veterinária na contribuição com a coletividade”, finalizou o presidente Rodrigo Piva.

Ascom CRMV-MS