CRMV/MS recebe visita da presidente da ANCLIVEPA/MS

Categoria: Bem-Estar Animal, médicos veterinários | Publicado em: 21/12/2020

APROVEITA OPORTUNIDADE PARA DISCUTIR MELHORIAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VETERINÁRIOS

Na quinta-feira (17) a presidente da ANCLIVEPA/MS – Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Mato Grosso do Sul, Dra. Thatianna Pedroso, discutiu com diretores do CRMV/MS os rumos da assistência veterinária voltada à clínica, a publicidade e suas implicações para a sociedade, sugerindo discussões e caminhos para se valorizar o papel da medicina veterinária e a valorar adequadamente os procedimentos.

O Vice-Presidente Dr. Jair Vicente pontuou uma agenda propositiva com a Anclivepa/MS para promoção de reuniões voltadas ao planejamento de cursos online para preparação da fiscalização para abordagem das formas de publicidade no sentido de instruir de forma preventiva os veterinários quanto às formas vedadas de propaganda e sua implicação para a desvalorização das práticas profissionais, voltadas às clínicas, consultórios e petshop.

Outro assunto abordado na reunião foi a precificação da assistência veterinária por meio de uma tabela de preços, o que foi informado pela presidente da Anclivepa/MS que não pode ser definido, pois existem níveis de formação e especialização diferenciados, além de equipamentos e insumos específicos, que podem diferenciar o valor cobrado, o que não impede uma discussão pelo CRMV/MS de um valor mínimo para se estabelecer a segurança para realização do procedimento.

O Secretário-Geral, Dr. Jonas Cavada pontuou que anos atrás o sindicato já publicou uma tabela de preços e que deu muito certo, mas aponta que a medicina veterinária precisa ser despertada quanto ao “espírito de corpo”, destacando que os médicos veterinários não podem se submeter a realizar uma assistência precária.

A Dra. Thatianna Pedroso informou que está atenta à proposta do Hospital Veterinário Público, registrando que a Anclivepa/MS não é contra a referida política, mas que se preocupam com a qualidade dos serviços que serão prestados, destacando que a medicina veterinária é fruto de muito investimento, que demanda despesa com insumos, equipamentos e ainda a formação atualizada para o exercício profissional seguro, que não pode ser ofuscado pela luta desenfreada por atendimento irrestrito sem garantia mínima de qualidade e valorização da assistência.

O Secretário-Geral, Dr. Jonas Cavada destacou que a medicina veterinária precisa ser fortalecida junto à sociedade, para que reconheçam o médico veterinário como fundamental nas políticas de bem-estar animal, sem esquecer que o veterinário é um profissional voltado ao atendimento sem paixões, pautado exclusivamente na racionalidade e no atendimento qualificado, tratando o animal enquanto paciente e destinatário do melhor atendimento.

A Anclivepa/MS, por meio de sua presidente, manifestou interesse em participar da discussão voltada à divulgação para a sociedade da relevância de se tratar os animais assim como tratamos os pacientes humanos, não dispensando procedimentos preparatórios e exames necessários para garantia de um procedimento seguro, divulgando o mínimo necessário para garantia da segurança do procedimento, “a Anclivepa/MS não pode fazer essa tabela de preços, mas entendemos a necessidade e é o Conselho que deve buscar esses valores seguros para atendimentos veterinários, sendo viável a proposta.” pontuou Dra. Thatianna Pedroso.

Para o Vice-Presidente, Dr. Jair Vicente “o que estamos fazendo aqui é uma prevenção, tanto protege o profissional de um processo ético quanto protege a sociedade com complicações e óbitos de pacientes que poderiam ser evitados com adoção de prática clínica segura e livre de riscos, o que só pode ser garantida com valores justos e proporcionais.”

Por fim definiu-se que as propostas serão encaminhadas para se abrir a discussão sobre a segurança dos valores de procedimentos veterinários com o fim de estabelecer o mínimo necessário para ser eficiente.

Gabinete Presidência CRMV-MS