CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Semana Santa: Quais os cuidados precisamos ter para comprar peixe?

Categoria: Acadêmicos, Alimentos, Artigo | Publicado em: 01/04/2021

Reconhecida como umas das principais datas do calendário religioso, a Páscoa origina-se do Cristianismo, e é uma data comemorativa celebrada após a semana santa, que marca o fim da quaresma, esta prática está ligada ao catolicismo e este período envolve algumas tradições adotadas pelos fiéis, a que se refere à abstinência do consumo de carne vermelha na Sexta-Feira Santa, especificamente conhecida como Sexta-Feira da Paixão.

No início da prática, era comum que as pessoas além de não comerem carne, absterem-se para ovos e laticínios nas quartas e sextas-feiras, no entanto, hoje em dia a igreja defende a permanência da abstinência apenas na Sexta-Feira. Dentro da tradição da privação da carne vermelha e de frango na Sexta-Feira Santa, é de costume os fiéis optarem pelo consumo do peixe, o que reflete na alta demanda de pescados em mercados e peixarias.

Nessa época, em várias regiões do país, o peixe é utilizado como prato principal, são encontradas várias receitas diferentes estrelando o prato de costume. De acordo com especialistas, o pescado é indispensável para uma nutrição saudável, o peixe é uma ótima alternativa como fonte de proteína e propriedades nutricionais, porém existem alguns cuidados que devem ser tomados especialmente no momento em que o consumidor for adquirir o produto, além dos cuidados no preparo.

Se tratando de fraudes da indústria alimentícia, o pescado tem recebido atenção especial ao tratar do assunto, essas práticas são decorrentes de diversos motivos. Fraude define-se por ser uma prática de venda enganosa para com o consumidor, com o objetivo de aumentar lucros. A fraude pode ocorrer em várias etapas do processo de produção do pescado, desde o processamento e embalagem até o destino final, podem ser apresentados por fraudes nas trocas de espécies, do pescado descongelado sendo comercializado como fresco/resfriado, no erro na etiquetagem/rotulagem, na adição de corantes na alimentação, fraude econômica por glaciamento não compensado, entre outras fraudes decorrentes.

Vale lembrar de alguns cuidados na hora de comprar o pescado, é de suma importância que o consumidor se atente à qualidade do frescor do peixe, aqui vão algumas observações no momento de adquirir o produto:

  1. Os olhos devem estar vivos e brilhantes;
  2. Brânquias e guelras devem-se apresentar rosadas;
  3. O armazenamento destes, devem ser em locais higienizados e conservados com grande quantidade de gelo.
  4. As escamas devem estar aderidas ao corpo, intactas, livres de manchas e furos, e brilhantes;
  5. Devem estar livres de pigmentações incomuns.
  6. É necessário observar cor, cheiro e textura

Para prevenção de fraudes, os consumidores devem estar mais atentos a respeito do tema, buscar informações sobre, juntamente com acesso a rastreabilidade, assim o consumidor terá todas informações necessárias sobre o histórico do produto e o alimento que está sendo levado para a mesa de sua casa.

Texto: Julia Lanfrendi – estagiária CRMV-MS

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts