CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Artigo: Pets e fogos de artifício

Categoria: Artigo, Bem-Estar Animal, Campanhas CRMV-MS, CRMV-MS, CRMV-MS em Pauta, Curiosidades, Destaques, Fiscalização, maus-tratos, Notícias | Publicado em: 29/12/2020

É fim de ano e os eventos comemorativos estão se aproximando! Clima natalino e virada de ano, são sinônimos de celebração, união, família e muita festividade, e como não incluir a atração de queimada de fogos de artifício!? Essa tradição é realizada há anos em todos os cantos do mundo nas últimas semanas de dezembro, entretanto traz uma grande repercussão em relação aos animais, os fogos são barulhentos e estrondosos, o que deveria ser uma noite agradável acaba sendo uma noite de tortura e estresse alguns animais e preocupação para os tutores.

Os animais, em especial os cães, possuem a capacidade auditiva muito intensa e consequentemente uma sensibilidade auditiva maior, barulhos e estouros altos costumam incomodá-los, por essa razão, alguns distúrbios podem ser desenvolvidos em decorrência do excesso de barulhos causados pelos artigos pirotécnicos, tanto disfunções psicológicas quanto físicas, alterações comportamentais consequentes de medo e susto, estresse, ansiedade, taquicardia, automutilação, convulsões, fuga, lesões graves na tentativa de se esconder, distúrbios digestivos, são fatores que podem conduzir a um trauma irreversível e duradouro, sendo capaz de prolongar por toda sua vida.

Algumas cidades do Brasil possuem Leis que definem a proibição da soltura de fogos barulhentos substituindo-os por artigos silenciosos, no entanto não são todas as cidades que acatam essas Leis. Frente a esses desafios, cabe a nós investir em algumas dicas e recomendações que aliviam e diminuam o sofrimento dos nossos pets e que deste modo sintam-se seguros.

Algumas dicas de como acalmar seu pet durante a queima de fogos:

  1. Fechar portas e janelas para evitar que fujam, caso a fuga aconteça é importante manter o animal identificado, para que haja maior chance de ser encontrado.
  2. Preparar um local para que eles possam fazer seu refúgio, deve ser um ambiente fechado e abafado dos ruídos altos e que traga conforto e segurança;
  3. Música calmas no ambiente ajudam os animaizinhos a relaxar minimizando o estresse;
  4. Em casos extremos, de convulsões, desesperos exacerbantes, é indicado a orientação de um médico veterinário.

Lembre-se: Somente administrar o medicamento com a prescrição de um Médico Veterinário de confiança;

  1. Não levar os animais para exposição dos fogos de artifício, o ideal é que fique em casa mantido em segurança.
  2. Não os manter presos em coleiras, no ato de fuga, eles podem acabar se enforcando e se machucando;
  3. Não os deixar sozinhos durante o momento de tensão, quanto mais próximo ao dono mais reconfortante o animalzinho se sente.

Lembrando que os pets não são os únicos acometidos, em locais afastados como praias, resorts, fazendas e chácaras, áreas afastadas do centro urbano que possuem habitação de animais silvestres, também são alvos dos eventos com artigos pirotécnicos estrondosos.

Julia Lanfredi Tonin – Estagiária CRMV-MS

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts