CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


14.03 – Dia Nacional dos Animais

Categoria: Acadêmicos, Artigo, Bem-Estar Animal | Publicado em: 14/03/2021

A partir da apresentação do Estatuto dos Animais no Congresso Nacional, foi estabelecido o dia 14 de março como o Dia Nacional dos Animais, tendo como objetivo alertar a população sobre a conscientização dos cuidados para com os animais, com quesitos envolvendo ética e bem-estar animal, tanto domésticos quanto silvestres, além dessa questão, a ponderação com a preservação de biomas e meio ambiente, são assuntos pautados neste dia.

A relação entre homem e animal é uma inter-relação muito antiga, o processo de domesticação teve início na pré-história, onde os homens utilizavam a criação dos animais como uma necessidade, para auxílio no transporte de cargas e pessoas e na produção de alimentos. Com o passar dos anos, essa relação homem e animal foi se tornando mais próxima e os animais passaram a ser vistos como parte do cotidiano humano e não como fonte de serviços.

Os animais são seres sencientes, que possuem capacidade de sentir sensações de forma consciente, a qual passa ser o fator gerador de dignidade na inter-relação humano e animal. Atualmente os animais domésticos são vistos como membros da família e tratados como tal, são grandes companheiros e aliados da família, passaram a ser dependentes do ser humano, e isso resulta em aspectos positivos e negativos.

A humanização dos animais domésticos trouxe relações afetivas e é fato que o exagero e ausência decorrem vários problemas, podemos destacar o abandono e maus tratos, que hoje é considerado crime ambiental no Brasil, previsto na Lei n° 14.064, de 29 de setembro de 2020, que recentemente foi atualizada e define como “Qualquer ato, direto ou indireto, comissivo ou omissivo, que intencionalmente ou por negligência, imperícia ou imprudência, provoque dor ou sofrimento desnecessários aos animais”, e também os exageros como utilização de roupinhas e acessórios que não desfrutam do seu estado comportamental e muitas vezes inibem sua forma natural de expressão.

É muito importante a abordagem da conscientização de bem-estar animal, por isso esta data foi escolhida, para relembrar que cada um pode fazer sua parte e abordar técnicas, princípios, e juntos, cuidar e proteger os animais da nossa nação.

Por Júlia Lafrendi – Estagiária CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts