CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Dia 27 de novembro: Dia nacional do combate ao câncer

Categoria: Acadêmicos, Artigo, Destaques | Publicado em: 27/11/2021

O câncer é um problema de saúde grave que se destaca como uma das principais causas de morte em todo mundo. Apesar de muitas vezes o prognóstico não ser satisfatório, diversos óbitos podem ser evitados com o descobrimento precoce da doença.

A fim de conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce e da adoção de medidas de prevenção contra o câncer, o Ministério da Saúde, por meio da portaria GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Essa doença que atinge humanos e animais têm movido grandes campanhas como o Outubro Rosa (mês de prevenção do câncer de mama) e o Novembro Azul (mês de prevenção do câncer de próstata). As campanhas servem para conscientizar as pessoas a respeito do diagnóstico. E é importante lembrarmos que o câncer também é um inimigo cada vez mais frequente em nossos amigos pets. A campanha de conscientização e combate do câncer em animais é em setembro, considerado o setembro Lilás.

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de tumor e o estágio da doença. Alguns dos sintomas são: Aumento da quantidade de vezes que o animal faz xixi, constipação, perda de peso e apatia. Lembrando que não é necessário o aparecimento de sintomas para levar o seu animal ao veterinário. Exames de rotina são procedimentos que devem ser adotados para ter um diagnóstico precoce, quanto antes for diagnosticado, mais fácil é o tratamento.

A maioria dos cães, com mais de 4 anos, esta sujeira ao desenvolvimento de varias alterações na glândula prostática, por isso é fundamental o exame de toque retal e, quando necessário, a ultrassonografia para uma analise mais detalhada. Alterações dessa natureza também podem surgir em gatos, mas é raro. Os tutores devem ficar atentos.

A prevenção é a melhor forma de combate, visitas regulares ao medico veterinário e a castração são as melhores decisões para prevenir as alterações prostáticas, tendo como melhor solução a castração do animal quando ele entra na puberdade.

Além do câncer em machos, os tumores de mama também têm sido frequentemente diagnosticados em espécies caninas e felinas, sendo o tumor mais comum em cadelas e o terceiro mais comum em gatas. A maioria dessas neoplasias é maligna e pode estar associado à mortalidade, o que justifica a preocupação dos oncologistas veterinários quanto à rapidez no diagnóstico e estratégias terapêuticas para possibilitar eficácia no tratamento.

Informações como essas ainda são bem desconhecidas pelos tutores, por isso o dia nacional do combate ao câncer se torna indispensável e bem importante para que tenham o devido conhecimento na área e para que não aconteça algo inesperado com o seu animal.

 

Beatriz Nakamura


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts