CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Artigo: 07 de Abril – Dia Mundial da Saúde

Categoria: Acadêmicos, Artigo, Saúde Única | Publicado em: 07/04/2021

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul celebra a importância da preservação da saúde e relembra a importância do Médico Veterinário como profissional de Saúde Pública. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde e definida anualmente pelo dia 07 de abril, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da promoção da saúde, e os fatores que refletem na saúde da população mundial.

O critério de saúde definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), caracteriza se por ser “um estado de completo de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”, deixando claro que a saúde não é apenas ausência de enfermidade e sim um estado completo de bem-estar. Anualmente, é abordado um tema específico para ser discutido no Dia Mundial da Saúde, a partir daí, são planejados trabalhos de conscientização para a população como um ato de promover informação sobre os fatores que determinam melhorias na qualidade de vida populacional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) trabalha em colaboração a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), as três organizações trabalham em conjunto para prevenir ameaças e impactos sociais, econômicos e ambientais relacionados a saúde pública, por isso a participação do Médico Veterinário é essencial e de extrema importância para com a preocupação mundial.

Sabe-se que atualmente 60% das doenças infecciosas em humanos são de origem zoonótica, e que 75% das doenças emergentes são de origem animal, portanto o Médico Veterinário também se posiciona frente a responsabilidade na saúde pública. Poucos sabem, mas a atuação do Médico Veterinário vai além da clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais, a profissão viabiliza a execução na inspeção sanitária de produtos de origem animal, atua vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, controle de zoonoses, possui participação no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A colaboração do Médico Veterinário para com os riscos da saúde pública e a inter-relação setorial humano-ambiente-animal vai desde a transmissão de doenças através de alimentos até a transmissão zoonótica.

Cabe a destacar a importância da saúde pública veterinária, pelo domínio do Médico Veterinário aos assuntos inerentes e a responsabilidade com toda uma população que depende da seguridade animal em equilíbrio com saúde humana e o meio ambiente para uma boa qualidade de vida.

Texto: Julia Lanfrendi – estagiária CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts