Governo Aberto
Com o desenvolvimento tecnológico e o interesse participativo da população nos atos públicos, deu inicio a um movimento de aprofundamento da relação entre Estado e Sociedade.
Após o lançamento do acordo Open Government Partneship no ano de 2011, em que o Brasil se fez presente, diversas iniciativas jurisdicionais foram criadas e fomentadas na administração pública, visando a abertura do Governo e a maior participação cidadã no controle e tomadas de decisões.
O Governo Aberto apresenta uma inovação no formato de governar, produzindo ações que visem a promoção da transparência, à luta contra a corrupção, o incremento da participação social e o desenvolvimento moderno de novas tecnologias.
Diante disto, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso do Sul introduziu políticas de implementação de Governo Aberto em sua administração, visando uma gestão inovadora e democrática, pautando-se em 4 grandes princípios, sendo eles:
Transparência
- Trabalhar as informações sobre atividades e dados presentes na autarquia e que devem ser abertas, compreensíveis, tempestivas e livremente acessíveis, com atenção em atender o padrão básico de dados abertos.
Tecnologia e Inovação
- Com o desenvolvimento tecnológico universal, faz-se necessário a adoção de novas metodologias, buscando a inovação e desburocratização das atividades fornecidas pela administração pública indireta, mantendo a segurança dos atos com ações, projetos e programas.
Prestação de Contas e Responsabilização
- Desempenhar medidas eficientes ao dever de responsabilidade, adequando as rotinas de trabalho em conjunto a legislação, com a adoção de controles rigorosos quanto a base de dados, documentações e demais atividades desempenhadas pela autarquia.
Participação Cidadã
- Incitar a Classe Médica Veterinária e Zootecnista, nos trabalhos desenvolvidos pelo Conselho, proporcionando contribuições populares no desenvolvimento de um governo mais aberto e com a participação cidadã.