CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Guarda Responsável: Muito Além de Ração e Água


 

 

A Guarda responsável consiste em medidas básicas que devem ser seguidas por uma família ou um responsável na manutenção de uma convivência saudável e harmônica com cães e gatos. Atualmente tais famílias são chamadas de multiespécies, pois são constituídas de pessoas e seus animais de estimação. A convivência com um animal de estimação é um privilégio, as relações que estabelecemos com cães e gatos trazem benefícios para todos.

Quando escolhemos ter um animal de estimação em nosso lar, estamos nos propondo a sermos seus tutores, nos comprometendo em zelar e garantir a saúde física e mental assegurando o bem-estar do animal, possibilitando assim uma vida digna e saudável. A família deve estar de acordo em conviver com um animal de estimação conhecendo suas necessidades, temperamentos e tamanho do animal na fase adulta.

 Mas para termos uma convivência saudável e harmônica é preciso que estejamos atentos a alguns cuidados nas diferentes fases da vida do animal: filhote, adulta e idoso.

Os cuidados básicos são:

  • Água fresca: a água deve ser trocada frequentemente! As vasilhas precisam ser lavadas e mantidas limpas diariamente;
  • Alimentação: deve ser oferecida alimentação adequada às necessidades do animal para que ele se mantenha saudável e tenha um bom desenvolvimento. As vasilhas de alimento devem ser lavadas diariamente;
  • Abrigo: é muito importante que o animal possa se abrigar do sol, da chuva, do vento e do frio e que sua área de abrigo seja confortável; coloque cobertores e evite o contato direto do animal com o chão principalmente em dias frios.
  • Espaço: Fornecer ao animal um espaço físico em nossa casa onde ele possa correr, brincar e se exercitar;
  • Limpeza: O ambiente que o animal vive deve estar sempre limpo! Recolher as fezes todos os dias e dar o destino correto, colocar no lixo tampado evitando a contaminação do solo, proliferação de insetos e transmissão de doenças.
  • Passeios: O tutor deve ter tempo disponível para passear, brincar, dar carinho e atenção. Assim o passeio fica muito mais prazeroso para o tutor e para o animal. É importante que o passeio seja realizado de forma segura. O livre acesso dos animais às ruas, é um risco à segurança dos animais e do ser humano, uma vez que podem causar  mordeduras e/ou arranhaduras, acidentes de trânsito, brigas com outros animais, favorecer a transmissão de parasitos e outras doenças. Siga a legislação de seu município! Cada município tem regras próprias para o passeio com cães, principalmente quanto ao uso de mordaças, horários e locais permitidos para você levar seu cão.

Ah! Durante os passeios os animais de estimação costumam fazer as suas necessidades, e não há nenhum problema nisso, mas é importantíssimo que os tutores estejam atentos para recolher as fezes de seus animais assim que necessário. Recolher fezes do seu pet é um hábito que todo tutor deve ter. Além de ser um gesto de respeito ao próximo e também de higiene.

  • Saúde: Os animais devem ter os cuidados de saúde da mesma forma que nós, precisam ser vermifugados e vacinados para evitarem doenças. Esses e outros procedimentos referentes a saúde dos animais necessitam da orientação de um MÉDICO-VETERINÁRIO, sendo este o único profissional habilitado e capacitado para isso.

O MÉDICO-VETERINÁRIO irá também recomendar coleiras ou outras forma de repelentes que impeçam a presença de pulgas, carrapatos e mosquitos que possam transmitir doenças sendo algumas de caráter zoonótico, como é o caso da Leishmaniose Visceral Canina.  

  • Vacinação: Seu animal deve ser vacinado por um médico veterinário, diminuindo assim o risco de contrair doenças graves como cinomose, leptospirose, parvovirose, raiva, entre outras. Procure um medico MÉDICO VETERINÁRIO para atualizar a carteirinha de vacinação do seu amigo. GATOS também devem ser vacinados!!!
  • Banho: Os animais precisam tomar banho??? Não com a mesma frequência que tomamos. O MÉDICO VETERIÁRIO pode orientar sobre a frequência dos banhos dependendo da pelagem do seu animal;
  • Identificação: mesmo que o seu animal tenha acesso à rua somente acompanhado por você, é muito importante que ele tenha identificação! Caso em algum momento ele fuja, ou for furtado, possa ser identificado e devolvido a você. A identificação pode ser feita na coleira com plaquinhas ou bordados que conste o número do seu telefone. O mais indicado é a identificação através da microchipagem, procedimento em que o animal recebe um pequeno chip implantado em sua pele que funciona como um RG, facilitando encontrar seu proprietário. Em alguns municípios a microchipagem pode ser feita no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de forma mais acessível.
  • Castração: É um procedimento cirúrgico feito em cães e gatos para impedir que eles se reproduzam sem controle. Além disso, a castraçãotraz inúmeros benefícios para saúde do animal. Para as fêmeas a castração evita tumores mamários, infecções uterinas, gravidez psicológica e o cio. Para os machos impede a reprodução sem controle, evita fugas, alguns tipos de câncer, reduz a demarcação territorial (fazer xixi em todos os cantos) e ainda diminui as brigas com outros animais. Lembrando que a castração só deve ser feita por MÉDICOS VETERINÁRIOS em clinicas veterinárias com centros cirúrgicos!!!!
  • Carinho e atenção: os momentos para trocar carinho e dar atenção aos nossos animaizinhos é muito importante para nós e para eles também. procure estimular a interação com outros animais e pessoas evitando assim o medo e a agressividade. Reserve sempre um tempo no seu dia para brincar e trocar carinho com eles, esse momento pode ser remédio para muitos dos nossos problemas! Os animais não são filhotes por toda a vida, eles crescem e adoecem. Você deve estar preparado para cuidar deles nos momentos mais difíceis.
  • Abandono: abandonar um animal não se restringe a colocá-lo para fora de casa! Negligenciar as necessidades primordiais de cães e gatos dentro de casa também configura crime. Entende-se por abandono domiciliar quando o animal é mantido acorrentado, isolado, impedido de manifestar comportamentos inerentes á espécie e vivendo em más condições de higiene e saúde.
  • Lembre-se: Maltratar ou abandonar animais é crime! Além de uma prática cruel, abandonar um animal é um ato criminoso, conforme Lei Federal nº9605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20 aumenta a pena de detenção que era de até um ano para cinco anos para quem cometer esses crimes.

 

O MÉDICO-VETERINÁRIO É O PROFISSIONAL GRADUADO PARA CUIDAR DA SAÚDE DOS ANIMAIS E É O SEU GRANDE PARCEIRO PARA OFERECER OS MELHORES CUIDADOS PARA O SEU MELHOR AMIGO!

 

 

Assessoria de Comunicação CRMV/MS

Texto: Dr. Gustavo Gomes com apoio da Comissão Estadual de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts