Seminário organizado pelo CFMV discute atualização das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação em Medicina Veterinária

Categoria: Notícias | Publicado em: 31/10/2014

Discutir as tendências atuais relativas ao ensino nos cursos de graduação em Medicina Veterinária e propor a atualização das Diretrizes Curriculares são os principais objetivos do XXI Seminário Nacional de Educação de Medicina Veterinária, que acontece na semana que vem, entre 3 e 5 de novembro, em Brasília.

Realizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o evento é o único fórum brasileiro que reúne acadêmicos e profissionais que objetivam elaborar propostas a serem apresentadas ao Conselho Nacional de Educação (CNE), ligado ao Ministério da Educação. As inscrições online já terminaram, mas os interessados ainda podem realizá-las no local do evento.

No encontro, as discussões vão girar em torno das  atuais Diretrizes Curriculares, instituídas pelo CNE em 2003. “Ao longo desses 11 anos, surgiram novas áreas de atuação da Medicina Veterinária, que geram debates em salas de aula, mas que não estão mencionadas diretamente nas Diretrizes Curriculares”, explica o presidente da Comissão Nacional da Educação em Medicina Veterinária, do CFMV, dr Rafael Mondadori. Uma delas é o bem-estar animal, tema amplamente discutido em um congresso promovido pelo CFMV na capital do Paraná, em agosto deste ano. Esse evento resultou na Declaração de Curitiba, manifesto assinado por um grupo de cientistas, segundo o qual os animais não humanos não são objetos, mas seres sencientes, ou seja capazes de sentir dor e prazer e, por isso, não podem ser tratados como coisas.

O conceito de “saúde única” também não está previsto nas atuais Diretrizes Curriculares e deve ser debatido no seminário. Trata-se de uma nova abordagem profissional, que incentiva a atuação conjunta de várias disciplinas, a fim de prevenir problemas contemporâneos de saúde, originados da relação entre os animais, os seres  humanos e o meio ambiente. “É um estreitamento de laços entre a medicina humana e a veterinária. O Médico Veterinário é o profissional de natural articulação central nesse processo, por possuir em sua formação profissional tanto a saúde animal, quanto a saúde pública e a saúde ambiental”, explica dr. Rafael Mondadori.

Programação

Durante os três dias do evento, também estão previstas palestras e mesas redondas com o intuito identificar as deficiências educacionais na formação do médico veterinário. Outro objetivo é a o estabelecimento de estratégias para melhorar a qualificação e a formação profissional.

Na programação, consta ainda a apresentação da metodologia intitulada “Estratégias de Ensino e Aprendizagem para o desenvolvimento de competências humanísticas”.  Esse documento é a compilação das propostas originadas na edição de 2012 do Seminário Nacional de Educação de Medicina Veterinária; e define que as práticas humanísticas devem fazer parte da realidade dos profissionais da Medicina Veterinária. O CFMV também vai apresentar o banco de conhecimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia.

Para que todos os participantes possam expor suas ideias, a metodologia utilizada no evento será a “World Café”, uma técnica de conversação que objetiva promover diálogos construtivos, compartilhar conhecimentos, além de estimular mudanças e inovações.

Público-alvo

Organizado anualmente pelo CFMV, o Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária tem como público-alvo coordenadores e diretores de cursos. Contudo, o evento também abre suas portas para docentes, discentes, representantes das Comissões Regionais de Educação da Medicina Veterinária e quaisquer interessados.

Evento: XXI Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária
Data: de 3 a 5 de novembro
Endereço: St.Peter Hotel | Setor Hoteleiro Sul, Quadra 02 – D | Brasília-DF
Inscrições:  no local do evento.

Fonte: Ascom/CFMV