CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Nota Técnica: Sobre Foco Cirúrgico x Foco Clínico

Categoria: Notícias | Publicado em: 08/06/2021

Antigamente, as cirurgias aconteciam de maneira muito mais precária e dependente de aspectos naturais. As salas de operações eram construídas com janelas no teto para se beneficiar da luz natural, ou em posições favoráveis para que a luminosidade pudesse entrar. Havia, portanto, uma grande dependência da iluminação e do horário do dia, afinal, durante o dia, a luz era melhor. Além disso, dependendo da posição, um médico, enfermeiro ou equipamento médico poderia acabar bloqueando a luz, fazendo sombra. Os profissionais da saúde recorriam a espelhos nos quatro cantos do teto para refletir a luz do sol para a mesa de operações. Dessa forma, a inserção de luz elétrica na sala de cirurgia na década de 1880 foi um avanço.

A boa visibilidade durante uma cirurgia é um aspecto essencial para o bom desenvolvimento do procedimento. Por isso, as salas de cirurgia foram equipadas com ferramentas que vão garantir a boa visibilidade e iluminação do local que está sofrendo a intervenção. Um desses instrumentos é o foco cirúrgico.

O foco cirúrgico é um equipamento hospitalar que tem a função de auxiliar a equipe cirúrgica médica veterinária durante um procedimento, iluminando uma área ou cavidade do paciente. É, portanto, um dos dispositivos mais importantes na hora de montar uma sala de cirurgia.

O foco clínico, garante a luz complementar ao que você precisa. É conhecido também como foco cirúrgico auxiliar, não substituindo numa sala cirúrgica o foco cirúrgico.

 

Descrição

FOCO CIRÚRGICO – é fonte auxiliadora de iluminação, com flexibilidade e hastes ajustáveis, que oferece melhor posicionamento e desempenho do profissional da área médica. Pode ser de teto ou no chão, de forma que consiga fornecer o máximo de iluminação e detalhamento do procedimento cirúrgico.

 

FOCO DE LUZ CLÍNICO – é um equipamento que auxilia a equipe médica durante os procedimentos clínicos e ambulatoriais, pois ilumina o campo sob visualização.

Essa nota foi elaborada para esclarecer questões técnicas relacionadas ao foco cirúrgico, a médica veterinária Gizelly Gonçalves Bandeira de Mello (CRMV-MS n. 2156) presidente da Comissão Estadual de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, elaborou uma nota técnica contendo informações aos profissionais

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts