CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Interiorizando o CRMV-MS:  Aproximação com prefeituras do interior para estabelecer parcerias em prol da Saúde Única

Categoria: Notícias | Publicado em: 24/05/2021

 

Valorização profissional do médico veterinário e do zootecnista é objetivo da viagem

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), por meio do presidente, Rodrigo Piva junto com o vice-presidente, Jair Vicente, percorre sete municípios do Estado. Na semana de 17 a 21 de maio estiveram nos municípios de: Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Ladário, Bodoquena, Bonito e Maracaju.

As atividades no interior tiveram como pauta a apresentação do Termo de Cooperação entre o CRMV-MS e as prefeituras municipais com objetivo de integrar os processos de fiscalização das ações envolvendo atividades de zootecnia e medicina veterinária em todos os níveis de atuação, especialmente na eficiência da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART dos respectivos profissionais, que reflete diretamente na qualidade dos serviços e produtos destinados à sociedade.

Em Aquidauana o encontro foi realizado na Vigilância Sanitário do município com a participação do coordenador do órgão, Antônio Damasceno Silva e com o médico veterinário, Jhonatan Vinicius Pedroso.

Já em Anastácio a reunião aconteceu na Vigilância em Saúde. Participaram a coordenadora do CCZ, médica veterinária Suelen Braga; coordenador da Vigilância Sanitária, Ivelson Lima; coordenadora de Vigilância em Saúde, Ilma Lopes e coordenador do Controle de Vetores, Claudionor Nunes.

Em Corumbá, Rodrigo Piva e Jair Vicente conversaram com o prefeito Marcelo Iunes, com o secretário de Saúde, Rogério Leite e com o vereador, Manoel Rodrigues. Durante o encontro, foi proposta uma reunião entre o CRMV-MS e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS MS).

“É de suma importância essa aproximação do CRMV-MS com as prefeituras. Queremos propor uma reunião conjunta com todos os secretários municipais de saúde de MS para que a instituição possa explicar aos gestores o passo a passo de como implantar o castramóvel e também do funcionamento do CCZ”, disse Rogério Leite que também preside o COSEMS MS.

Para o presidente do CRMV-MS esse encontro com os secretários irá dirimir as dúvidas para liberação de funcionamento do castramóvel. “Temos acompanhado a destinação de emendas parlamentares para a aquisição de unidades móveis de castração, porém, muitos municípios que estão sendo contemplados não entraram em contato com o CRMV-MS para poderem colocar o castramóvel em funcionamento. Esse encontro será muito útil para dirimir as dúvidas, além de colocarmos à disposição o Conselho para acompanhar o todo o processo”.

Com o intuito de normatizar a os Procedimentos de Contracepção de Cães e Gatos em Ações Pontuais (mutirões) e/ou Programa de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional no Estado do Mato Grosso do Sul, o conselho elaborou a Resolução CRMV/MS nº 91/2020, portanto os administradores municipais devem cumprir as exigências contidas neste documento para poderem oferecer a castração de pets em seus municípios de forma segura tanto para o bem-estar animal quanto para prevenção de intercorrências e responsabilização do ente público envolvido.

Na sequência foi realizada reunião com o setor de fiscalização da Prefeitura de Corumbá e uma palestra para profissionais e empresários sobre o Papel Social do Médico Veterinário, ministrada pelo vice-presidente Jair Vicente.

Já em Ladário a reunião foi com a secretária municipal de Saúde, Josiane Braga e com a equipe técnica da vigilância sanitária e controle de zoonoses. Uma das demandas do município é o mutirão de castração devido ao excesso de animais abandonados.

Em Bodoquena a reunião foi realizada com o secretário municipal de Saúde, Arsênio Martins, a secretária adjunta Gleyziane Parente e com o procurador do Município Edmur Caccia. Entre as pautas estiveram à necessidade de auxílio na elaboração dos projetos técnicos da prefeitura, pois, a intenção é definir estratégias conjuntas para a o bem-estar animal, da sociedade e ainda a valorização profissional dos médicos veterinários que prestam compõem o quadro do serviço público.

Seguindo para Bonito a conversa foi realizada com o fiscal Sanitário, Gilbert Oshiro. Por fim, o CRMV-MS esteve em Maracaju realizando reunião com o corpo técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Maracaju (SEDEMA). Participaram do encontro: Suzelle Pinheiros (RT de Zoonoses); Tiago Darci (coordenador da Vigilância Sanitária); Rodrigo Olegário (coordenador técnico da SEDEMA) e o vereador e médico veterinário, Gustavo Duós. Na conversa foi destacado o processo de implantação do castramóvel, as ações conjuntas com a vigilância sanitária e o controle de zoonoses.

O prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan recebeu o CRMV-MS e mostrou interesse em estabelecer parceria com o Conselho com o objetivo de promover ações que garantam a Saúde Pública do município. “Nosso compromisso é com o bem-estar da nossa gente, por isso vamos estabelecer essa parceria com o CRMV-MS”, finalizou.

Para o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva a viagem foi exitosa, pois entre as funções do Conselho está o de assessoramento dos órgãos públicos. “Esse é um dos papeis do CRMV-MS, prestar assessoramento técnico a fim de promover ações em prol da Saúde Única, animal e humano, bem como do meio ambiente”.

O conceito de Saúde Única surgiu para traduzir a união indissociável entre a Saúde animal, humana e ambiental. Neste sentido, olhar o todo torna-se fundamental para garantir níveis excelentes de saúde. Muitas doenças podem ser melhor prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a Medicina Veterinária, a Medicina Humana e outros profissionais de saúde, que podem impactar nos fatores determinantes e condicionantes de saúde.

O Médico Veterinário na Saúde Única – A Medicina Veterinária, ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia, revela-se uma das profissões mais completas do mundo. Foi criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade, pois cuidando do bem-estar animal se preserva o meio ambiente e se promove a saúde coletiva.

Já para o vice-presidente, Jair Vicente essa viagem é o processo de interiorização do CRMV-MS. “Nos setores que estivemos, pegamos a amplitude da Vigilância em Saúde, onde fizemos reuniões com a vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, com os centros de zoonoses, controles de endemias e também a parte social da medicina veterinária, envolvida nesse processo”.

O Médico Veterinário, entre os profissionais da área da saúde é o profissional que por sua formação teórica e prática possui capacidade de garantir a qualidade dos produtos, desde a produção da matéria-prima no campo até a mesa do consumidor final. Sob o ponto de vista da interação homem, animal e meio ambiente, o Médico Veterinário, além de garantir a segurança e qualidade do alimento, prevê o bem-estar dos animais, respeitando o direito de cada um dentro do meio em que estiverem inseridos.

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts