CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Evento on-line vai celebrar Dia Mundial das Abelhas e debater impacto da covid-19 no setor apícola

Categoria: Notícias | Publicado em: 19/05/2020

Importantes para a produção de mel e a sustentabilidade do planeta, as abelhas têm um dia dedicado a elas: 20 de maio. Para celebrar, a FAO (Organização das Nações Unidas pela Alimentação e a Agricultura) organizou o evento on-line Bee Engaged, um seminário virtual (webinar) cujo nome faz um trocadilho com a palavra abelha (bee, em inglês) e o verbo seja (be) mais engaged (envolvido, engajado).

O evento virtual será transmitido em inglês, na quarta-feira (20), das 9h às 10h30 (horário de Brasília). A iniciativa marca a terceira comemoração da data, inserida no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018.

Os debates se concentrarão na produção e boas práticas adotadas pelos apicultores de todo o mundo para apoiar seus meios de subsistência e fornecer produtos de alta qualidade. Para isso, destacará a importância do conhecimento tradicional relacionado à apicultura, ao uso de produtos e serviços derivados de abelhas e sua importância para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O webinar também vai explorar o impacto da covid-19 no setor apícola e o papel da apicultura no apoio às comunidades rurais e na melhoria da segurança alimentar e nutricional nessa situação desafiadora.

********

Dia Mundial da Abelha | 20 de maio (traduzido do inglês, texto original disponível em http://www.fao.org/world-bee-day/en/)

Durante séculos, as abelhas, entre as criaturas mais trabalhadoras do planeta, beneficiaram pessoas, plantas e o meio ambiente. Ao transportar o pólen de uma flor para outra, as abelhas e outros polinizadores permitem não apenas a produção de uma abundância de frutas, nozes e sementes, mas também mais variedade e melhor qualidade, contribuindo para a segurança e nutrição dos alimentos.

Polinizadores como abelhas, pássaros e morcegos afetam 35% da produção agrícola mundial, aumentando a produção de 87 das principais culturas alimentares do mundo, além de muitos medicamentos derivados de plantas. Três em cada quatro culturas em todo o mundo que produzem frutas ou sementes para uso humano como alimento dependem, pelo menos em parte, de polinizadores.

Por que um Dia Mundial da Abelha?

O Dia Mundial das Abelhas possibilita, a cada ano, conscientizar sobre o papel essencial que as abelhas e outros polinizadores desempenham na manutenção da saúde das pessoas, do planeta e sobre os muitos desafios que enfrentam hoje. A FAO celebra esta data desde 2018, graças aos esforços do governo da Eslovênia, com o apoio da Federação Internacional de Associações de Apicultores (Apimondia), que levaram a Assembleia Geral da ONU a declarar 20 de maio como o Dia Mundial da Abelha.

A data foi escolhida por ser o dia em que nasceu Anton Janša, pioneiro da apicultura moderna. Janša pertenceu a uma família de apicultores na Eslovênia, onde a atividade agrícola conta com uma longa tradição.

Atualmente, abelhas, polinizadores e outros insetos estão diminuindo de maneira significativa. Esse dia oferece uma oportunidade para todos nós – trabalhando para governos, organizações ou sociedade civil ou cidadãos preocupados – para promover ações que protejam e aprimorem polinizadores e seus habitats, melhorem sua abundância e diversidade e apoiem o desenvolvimento sustentável de apicultura.

Tema da celebração em 2020

O tema do ano, Bee Engaged, tem foco específico na produção de abelhas e boas práticas adotadas pelos apicultores para apoiar seus meios de subsistência e fornecer produtos de boa qualidade.

A recente pandemia da covid-19 teve um impacto inegável na apicultura, afetando a produção, o mercado e, como consequência, os meios de subsistência dos apicultores. Durante o evento, será explorado o papel da apicultura no apoio às comunidades rurais e na melhoria da segurança alimentar e nutricional nessa situação desafiadora.

O evento virtual destacará a importância do conhecimento tradicional relacionado à apicultura, o uso de produtos e serviços derivados da abelha e sua importância na conquista dos ODS. O webinar é organizado pela FAO, com o apoio da Apimondia, da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS), da Associação de Ciências Apícolas da China (ASAC) e da República da Eslovênia.

 

Evento virtual (webinar) Bee Engaged

Programação disponível em http://www.fao.org/world-bee-day/en/

Data: 20 de maio de 2020 (quarta-feira)

Horário: 9h às 10h30 (Brasília)

Inscriçõeshttps://t.co/JSAqkzK9Sz?amp=1

O evento será transmitido em inglês, sem tradução para outros idiomas

Para acessar o webinar:

Zoomhttps://fao.zoom.us/webinar/register/WN_inAEyZv7R-CjlpjV_48Eww

Webcasthttp://www.fao.org/webcast/home/en/item/5270/icode/

 

Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações da FAO


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts