CRMV-MS participa do 1º Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa

Categoria: Notícias | Publicado em: 09/10/2018

O CRMV-MS participou, no dia 29 de agosto, a convite do Governo do Estado, do 1º Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

O evento é uma parceria com o Governo do Estado de MS, por meio da Semagro, e a Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A primeira palestra do Fórum foi realizada pelo diretor do Departamento de Saúde Animal, do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Marques, que apresentou o Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.

“Depois de mais de 60 anos de trabalho árduo, dos setores público e privado, conseguimos alcançar o status de livre de aftosa com vacinação. Foi uma conquista histórica, mas não podemos parar. Precisamos trabalhar, de forma gradativa, para conseguirmos o status de livre da doença sem vacinação”.

Na apresentação ‘Situação do MS e visão do Governo do Estado’, o diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, destacou o trabalho desenvolvido pela defesa sanitária estadual. “Com uma extensa fronteira seca em Mato Grosso do Sul, onde há trânsito de animais, é preciso aumentar a fiscalização a partir do momento em que houver a retirada da vacina”.

Comitê gestor

O CRMV-MS integra o Comitê Gestor do Plano Estratégico Estadual do Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa – 2017 a 2026. Durante o Fórum, foi realizada a assinatura do termo de compromisso do Governo do Estado e do Decreto de Criação do Comitê Gestor.

“Até 2021 seremos um estado livre de vacinação sem aftosa. É um ganho extraordinário, mas é preciso ações integradas, uma vez que a sanidade é fundamental para segurança e credibilidade da nossa produção de carne bovina. É necessária a união de esforços para a criação desse comitê”, segundo o Governador de MS, Reinaldo Azambuja.

Para o presidente do CRMV-MS, João Vieira de Almeida Neto, a participação da autarquia é de extrema importância para garantir a defesa agropecuária do País. “A iniciativa tem o objetivo de reforçar a sanidade do rebanho do Estado e ampliar a comercialização do produto no mercado externo, uma vez que vários países só importam carnes e derivados de locais que são áreas livres de aftosa sem vacinação”, destacou.

O Brasil tem o segundo maior rebanho comercial do mundo e Mato Grosso Sul tem o quarto maior efetivo bovino do nosso País.

Fonte: Ascom CRMV-MS com Sistema Famasul