CRMV-MS Participa de 2ª Reunião de Trabalho sobre Saúde na Rota Bioceânica
Categoria: Notícias | Publicado em: 28/05/2025
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) marcou presença ativa na 2ª Reunião de Trabalho sobre Saúde no Projeto Rota Bioceânica, realizada em 23 de maio de 2025. A autarquia foi representada pela Vice-Presidente, a médica-veterinária Eneida Maria de Rosa, que acompanhou as discussões e contribuiu com a perspectiva da Medicina Veterinária. O evento ocorreu na sede do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS), que foi o anfitrião do encontro.
A reunião teve como objetivo principal dar continuidade às discussões iniciadas em março, mantendo os conselhos de classe da área da saúde de Mato Grosso do Sul atualizados sobre o andamento do Projeto Rota Bioceânica. Além disso, buscou-se fomentar a contribuição estratégica dessas entidades para o desenvolvimento do projeto, permitindo que as instituições de saúde acompanhassem sua evolução e apresentassem encaminhamentos e sugestões pertinentes aos gestores.
A participação do CRMV-MS, por meio de sua Vice-Presidente, neste importante diálogo reforça o compromisso da Medicina Veterinária e da Zootecnia com a Saúde Única, um conceito que integra a saúde humana, animal e ambiental. A expertise desses profissionais é crucial para a proteção da saúde pública, especialmente em um contexto de intensificação de fluxos de pessoas e mercadorias, como o que será proporcionado pela Rota Bioceânica. Aspectos como a vigilância sanitária, a sanidade animal e a segurança dos alimentos são pilares fundamentais que o CRMV-MS defende e busca integrar nas discussões sobre o projeto.
O diálogo e a colaboração entre os diversos conselhos de saúde são essenciais para a construção de estratégias integradas que garantam a proteção e a promoção da saúde da população e dos animais na vasta região impactada pelo corredor bioceânico. O CRMV-MS reitera seu papel ativo e propositivo na construção de um futuro mais saudável e seguro para Mato Grosso do Sul e para os países envolvidos na Rota Bioceânica, contribuindo com o conhecimento técnico-científico da Medicina Veterinária para o avanço e a sustentabilidade do projeto.
Assessoria de comunicação CRMV/MS
Compartilhe:
Comentários