CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


*Artigo: Dia Nacional da Saúde

Categoria: Notícias | Publicado em: 05/08/2021

Dia 05/08, data comemorativa do dia nacional da saúde, é uma homenagem feita ao dia do nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz que foi reconhecido pelo combate a moléstias como febre amarela e peste bubônica, que assolavam o Brasil no início do século XX. Essa data tem como objetivo a conscientização da sociedade brasileira para ter cuidados com a saúde e com os animais que estão envolvidos cada vez mais em nosso meio.

Com a pandemia atual a produção das vacinas é de suma importância, mas você sabia que houve contribuição de Médicos Veterinários na área de estudos e produção das vacinas? Essa inclusão do setor medico-veterinário pode acelerar a imunização da população contra a doença, além disso também reforça o conceito de Saúde Única, que fala sobre não existir barreiras entre a Medicina Veterinária e a Humana.

A Presidente da Comissão de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP, a médica-veterinária Greyce Balthazar Lousana comentou que “se uma vacina será produzida para ser utilizada em humanos ou em animais, isso não faz com que processos de desenvolvimento, produção, distribuição, utilização, monitoramento dos indivíduos que utilizaram tais produtos, relatos de eventos adversos, seja mais ou menos confiável.”

A alternativa foi foco de empenho em tratativas do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) junto ao Senado, ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Instituto Butantan nas últimas semanas.

Foi sancionada a Lei 14.187, de 15 de julho de 2021, que autoriza a indústria veterinária a produzir vacina contra a covid-19. Devido a demanda da produção e procura das vacinas, estabelecimentos que fabricam vacinas de uso veterinário agora estão autorizados a fabricar insumos farmacêuticos ativos (IFA). Com o principal objetivo de ampliar a oferta de doses da vacina, diminuir a dependência de importação e acelerar a imunização da produção brasileira.

A indústria de saúde animal pode ser adaptada para produzir em larga escala o IFA da vacina contra a covid-19 de vírus inativado, para uso em humanos, o que representaria um grande passo para a autossuficiência nacional na produção da vacina.

Portanto, na grande área da saúde pública o médico-veterinário é um dos profissionais diretamente envolvidos, dada a sua formação acadêmica relacionada aos animais e tudo que a ele envolve, quer com respeito às suas condições de saúde, quer aos seus produtos derivados, os quais podem afetar diretamente a saúde e o bem-estar dos seres humanos. O próprio código de ética registra que “A Medicina Veterinária é uma ciência a serviço da coletividade e deve ser exercida sem discriminação de qualquer natureza”.

*Beatriz Nakamura – Estagiária CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts