1ª Oficina de Gestão de Riscos CFMV/CRMVs

Categoria: Notícias | Publicado em: 28/03/2022

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), realizadou durante o período de 23 a 26 de Março em Belém-PA, a 1ª Oficina de Gestão de Riscos tendo em vista a necessidade de capacitar o quadro funcional do Sistema CFMV/CRMVs.

A Dra Ana Carolina Gonçalves (3ª da esquerda para a direita), médica-veterinária e gerente técnica do CRMV-MS foi designada por este regional para ser a interlocutora dos Riscos e seus desafios de implementação junto ao CFMV.

A portaria Nº 82, de 23 de Julho de 2021 trata da aprovação dos “5 (cinco) Passos da Metodologia de Gestão de Riscos CFMV-5MGR”. São eles:

I – Estabelecimento de Contexto;

II – Identificação de Riscos;

III – Análise e Avaliação de Riscos;

IV – Tratamento de Riscos; e

V – Monitoramento e Revisâo Cíclica de Riscos.

O produto final será denominado “Plano de Riscos do Sistema CFMV/CRMVs” e posteriormente será disponibilizado para críticas e sugestões, visando todas as adequações até a sua versão final que deverá ser publicado em Resolução da Autarquia, cabendo à Controladoria (CFMV) o controle dos prazos e processos de trabalho para sua implementação, no prazo de dois anos.

Por fim, com o Plano de Riscos do Sistema CFMV/CRMVs devidamente aprovado e publicado, a Controladorai será responsável pela criação de um Plano de Ação, a partir do processo IV, pelo qual cada área do CFMV implementará as respectivas medidas de Gestão de Riscos previstos nessa Metodologia, primando pela simplicidade, objetividade e foco nas necessidades, considerando a importância de otimizar respostas e resultados da autarquia, tanto no ambiente interno quanto externo.

Assessoria de Comunicação CRMV-MS