CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


03 de Março: O dia Mundial da Vida Selvagem

Categoria: Bem-Estar Animal, Campanhas CRMV-MS, CRMV-MS, CRMV-MS em Pauta, Destaques, Notícias | Publicado em: 03/03/2021

Desde 2013 foi estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) dia 03 de março como “O dia Mundial da Vida Selvagem” buscando exaltar neste dia as múltiplas espécies e alertando ao público sobre os riscos que assombram a fauna e a flora mundial.
Neste ano o tema de celebração será “Floresta e meios de subsistência: sustentando as pessoas e o planeta”, destacando o papel central das florestas, espécies silvestres presentes nela e os serviços de manutenção dos meios de estabilidades de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. A busca principal é enaltecer essas ligações que existem entre as florestas e os bosques de todo o planeta, marcando a preservação dos meios de sustento que veem diretamente deles.

As florestas estão agora na encruzilhada das múltiplas crises planetárias que enfrentamos atualmente, desde a mudança climática até a perda de biodiversidade e os impactos sociais e econômicos da atual pandemia global. Os serviços e recursos ecossistêmicos que as florestas e bosques fornecem, desde a filtragem e armazenamento de água doce até a garantia da fertilidade dos solos ou a regulação do clima, são fundamentais para a economia global e para as pessoas em todos os lugares.

Este dia nos dá a oportunidade de lembrar e acender as múltiplas formas belas e variadas da fauna e da flora selvagem, buscando conscientizar o próximo sobre os inúmeros benefícios que a conservação pode nos proporcionar. E também nos recordam a necessidade de lutar contra os crimes que causam a redução de algumas espécies, gerando grandes impactos econômicos, ambientais e outros problemas sociais.

As criaturas presentes neste planeta são incríveis e estão por todo canto. Desde as baleias até aos menores insetos, uma vida selvagem marca os lugares mais extraordinários e repentinos do mundo, nos fazendo recordar das responsabilidades que precisamos manter com o mundo e as formas de vida com as quais compartilhamos. Ao longo dos anos houve uma busca por práticas de gestão na vida selvagem, para acomodar o bem-estar humano e a conservação a longo prazo das florestas, espécies da fauna e flora para estabelecer uma relação mais sustentável com esses sistemas naturais.

Analisando todo esse andamento e nossa função central de fazer uma mudança para modos sustentáveis e resilientes de produção e consumo, temos motivo para ter esperança. No entanto, essa passagem deve ser urgente. Uma série de modificações significativas necessitam acontecer no sistema econômico global para promover a perspectiva de que nosso planeta possui recursos finitos. Devemos distinguir o valor e as obrigação com o planeta Terra, que se encontra cada vez mais frágil, e gerar o acordo de que as agendas social, econômica e ambiental devem caminhar juntas. É indispensável proteger a vida selvagem.

Giovanna Nogueira de Amorim / Estagiária CRMV-MS

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts