CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Nota de Pesar – Professor Marne Pereira da Silva

Categoria: Acadêmicos, CRMV-MS, médicos veterinários, Nota de Pesar | Publicado em: 28/07/2020

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) lamenta o falecimento do médico-veterinário Marne Pereira da Silva, ocorrido nesta terça-feira (28).

Dr. Marne passou por um procedimento cirúrgico para substituir um “stent” que estava obstruindo as veias das pernas, tinha diabetes e dialítico ( fazia hemodiálise), depois do procedimento devido as morbidades foi agravando o quadro clínico e não resistiu na UTI do Hospital Proncor.

Com 50 anos dedicados a Medicina Veterinária professor Marne, formou em 1970 pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mudou-se para Campo Grande em 1971 para lecionar Anatomia dos Animais Domésticos e Anatomia Geral na então Universidade Estadual do Mato Grosso.

Especialista em anatomia dos animais domésticos. Foi fundador e primeiro chefe do Serviço de Medicina Veterinária do Município de Campo Grande – atual Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) -; coordenador e executor dos cursos do Programa Intensivo de Preparação de Mão de Obra (PIPMO), um convênio do Ministério da Educação e Cultura e Secretaria de Agricultura de Mato Grosso; cofundador e primeiro diretor do atual Departamento de Vigilância Sanitária do Estado de Mato Grosso do Sul (1979); cofundador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Administração de Dourados (FAD); professor do curso Medicina Veterinária na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP).

Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Anatomia e da Sociedade Pan-americana de Anatomia, teve trabalhos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais.
Em 2000, recebeu comenda de médico veterinário do CRMV/MS. Em 2013, recebeu o diploma de Honra ao Mérito concedido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Em 2017 foi escolhido como membro da Academia Sul Mato-Grossense de Medicina Veterinária (ACAVET-MS).

A ACAVET-MS foi criada com o apoio e fomento do CRMV-MS e os acadêmicos titulares fundadores eleitos por meio de voto secreto em fevereiro de 2017 em sessão plenária. Os profissionais que concorriam ao título foram indicados por instituições de ensino, sociedade cientifica médico veterinário, sindicato médico veterinário com jurisdição no território do Estado de MS, conselheiros do CRMV/MS e instituições de pesquisas e/ou de ensino com atividades afins as áreas da Medicina Veterinária.

Desse modo, o CRMV-MS presta sua homenagem ao profissional e se junta aos familiares no sentimento de dor.

De acordo com informação de familiares o velório e sepultamento será realizado no Parque das Primaveras. Nesta quarta-feira (29), a partir das 14h30 será realizado o velório e às 16h30 o sepultamento.


Compartilhe:



Ver mais notícias

Comentários

  1. Walkiria Sandra Lins Darce disse:

    Seus cunhados e sobrinhos sentem com muita presteza e pezar tão grande perda que em todas as horas soube ser integro em tudo que foi de sua competência não só de âmbito pessoal como profissional. Em fim perde-seUM GRANDE HOMEM
    Estamos muito tristes mas sabemos quq que MARNE CUMPRIU A SUA MISSÃO AQUI NA TERRA
    SAUDADES ETERNAS

  2. Cristina Helena Alves disse:

    Meus sentimentos de pesar a toda a família, a toda a família médico-veterinária, como ex
    aluna da UFMS deixo aqui minha gratidão ao Prof.Marne pela vida dedicada a transmitir seu conhecimento a todos nós

  3. Catarina Echeverria disse:

    Meus sentimentos!! Que o nosso querido mestre, Marne, descanse em paz!! Deus conforte e console a família, familiares e amigos!!

  4. Wagner Valim Cardoso disse:

    Quero externar os meus sentimentos a toda a familia! Trabalhei como técnico con o prof Marne, na uniderp, e para mim foi um grande mestre, nas diciplinas que ministrava e na vida! Muito obrigado Prof Marne Pereira da Silva por tudo!

  5. Letícia Vieira disse:

    Meus sinceros pêsames a toda família de Marne Pereira. Pesqueira-Pe,sua terra natal, sente a sua perca.

    Att.: Letícia Vieira

  6. AApP/UFMS disse:

    A AApP/UFMS, da qual Prof. Marne foi presidente, deixa aqui registrado o profundo pesar, da Diretoria e quadro de associados.


Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts