CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa começa no dia 1° de maio

Categoria: Bem-Estar Animal, CFMV, MAPA, Vacinação | Publicado em: 28/04/2021

Com início no próximo sábado (1º/5), a campanha de vacinação contra a febre aftosa faz parte do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As prioridades na primeira etapa são os bovinos e búfalos de todas as idades.

A expectativa é imunizar 170 milhões de animais e 21 estados vão participar da campanha. No Amazonas e em Mato Grosso, farão parte apenas os municípios que não suspenderam a vacinação. No Espírito Santo, a imunização será voltada somente a bovinos e búfalos com até 24 meses de idade.

Segundo informações do Mapa, as vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2 °C e 8 °C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda, com agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal

Após a vacinação, o produtor deve informar o fato ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado, o que pode ser feito de forma on-line ou presencialmente, nos postos designados pelo serviço veterinário estadual.

Confira o calendário com o início da vacinação por estado, aqui.


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts