3 de novembro – Dia Mundial da Saúde Única

Categoria: CFMV | Publicado em: 03/11/2021

Você sabia que a saúde humana também depende da ação do médico-veterinário? Isso mesmo! Embora ainda conhecida como a medicina que cuida dos animais, a Medicina Veterinária trata também de alimentos, solo, água, saúde pública, genética, pandemias, doenças que circulam nos animais e atingem os homens – as zoonoses – e muitas outras áreas. Essa amplitude faz da Medicina Veterinária a vertente principal da saúde única, que é celebrada, anualmente, a cada 3 de novembro.

Mas o que é saúde única? É o conceito que representa uma visão integrada, considerando a indissociabilidade entre a saúde humana, animal e ambiental. É ele também que define políticas, legislação, pesquisa e implementação de programas, em que múltiplos setores se comunicam e trabalham em conjunto nas ações para a diminuição de riscos e manutenção da saúde. Essa integração pode contribuir para a eficácia das ações em saúde pública, com redução dos riscos para a saúde global.

As interações entre humanos e animais ocorrem em diversos ambientes e de diferentes maneiras e podem ser responsáveis pela transmissão de agentes infecciosos entre animais e seres humanos, levando à ocorrência de zoonoses. Neste Dia Mundial da Saúde Única, 3 de novembro, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lembra do importante papel dos médicos-veterinários e zootecnistas para a saúde do planeta. Eles atuam prevenindo, controlando ou erradicando doenças, garantindo a saúde animal e a qualidade dos alimentos de origem animal para a população.

Saiba mais:

Saúde Única

O conceito Saúde Única foi proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), reconhecendo que existe um vínculo muito estreito entre o ambiente, as doenças em animais e a saúde humana.

Dia Mundial da Saúde Única

Desde 2016, a One Health Commission, a One Health Platform e a One Health Initiative Team, comemoram o Dia Mundial da Saúde Única, oficialmente celebrado em 3 de novembro em vários países. A comemoração tem como objetivo estimular mudanças na avaliação e tratamento dos desafios da saúde do planeta e como os profissionais trocam informações sobre o assunto.

Projeto cria o Dia Nacional da Saúde Única

Aguarda votação no Senado o Projeto de Lei nº 1.837/2021, que cria o Dia Nacional da Saúde Única; caso se torne lei, a data brasileira será a mesma da celebração mundial, 3 de novembro.

OMS e líderes de todo o mundo pregam união e importância da saúde única contra futuras pandemias

Atuação da Medicina Veterinária na saúde única motiva campanha nacional

Dia do Médico-Veterinário 2021- Médicos-Veterinários, médicos com V de Vida