CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Castramóvel é pauta de agendas no CRMV-MS

Categoria: Bem-Estar Animal, Campanhas CRMV-MS, Castramóvel | Publicado em: 08/04/2021

Piva disse ainda que o setor técnico do CRMV-MS está à disposição para dirimir qualquer dúvida que os gestores municipais tenham na elaboração do projeto.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Rodrigo Piva esteve reunido com o vereador Denilson (PRB) de Ladário, com o prefeito de Sonora, Enelto Ramos (DEM) e com o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) para conversar sobre a implantação do castramóvel.

Em Ladário, o vereador Denilson (PRB) disse da necessidade do controle populacional de cães, visto que no município tem muitos animais abandonados na rua. O parlamentar lembrou ainda que houve casos de leishmaniose em humanos, doença transmitidas pelos pets de estimação. “Precisamos urgente de um castramóvel no município, por isso vim procurar informações junto ao CRMV-MS para podermos correr atrás de uma unidade para Ladário”, pontuou.

Já o deputado estadual Marcio Fernandes esteve com o prefeito de Sonora, Enelto Ramos para conversar sobre a documentação necessária para que o castramóvel que ele doou para o município possa começar a funcionar.

Marcio Fernandes destinou emendas para compra de 21 Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel), e veio até o CRMV-MS acompanhado a implementação do serviço nos municípios. “Eu tenho cobrado as cidades que já entreguei as unidades e muitas falam que estão em fase de liberação no CRMV, então vim conversar com o presidente para saber quais os critérios para liberação das unidades atuarem em pleno funcionamento”, destacou Marcio Fernandes.

Rodrigo Piva disse que o castramóvel de Sonora pode ser usado nos municípios que compõem o COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), assim como foi feito pela prefeitura de Bataguassu, onde quem coordena as ações do castramóvel é a CODEVALE (Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema). “O CODEVALE colocou o castramóvel em funcionamento e irá atender os 11 municípios que fazem parte do consorcio, reduzindo gastos e atendendo a demanda da região. Acredito que seja uma saída para a região norte”.

Enelto Ramos que também preside o COINTA ficou interessado na composição e irá propor parceria com os demais gestores dos municípios que compõem do consorcio da região norte de MS. “Além de atendermos à demanda de Sonora, podemos via consorcio atender a toda a região norte do estado. Tenho interesse nessa parceria”, finalizou.

O presidente Rodrigo Piva alertou que todo o processo para a liberação do castramóvel junto a autarquia se baseia na resolução CRMV-MS nº 91/2020. “Essa resolução foi proposta justamente para normatizar os procedimentos de contracepção de cães e gatos em ações pontuais (mutirões) e/ou programa de esterilização cirúrgica com a finalidade de controle populacional. Basta seguir o passo a passo nela contida que a liberação pelo CRMV-MS sai”, avaliou.

Piva disse ainda que o setor técnico do CRMV-MS está á disposição para dirimir qualquer dúvida que os gestores municipais tenham na elaboração do projeto.

Para consultar a Resolução CRMV-MS nº 91/2020, clique aqui.

Texto e Fotos: Ascom CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts