CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Zootecnista é candidata a vice-reitora da UFMS

Categoria: Notícias | Publicado em: 08/03/2016

Serão realizadas amanhã (4) eleições para a escolha da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A zootecnista Camila Ítavo é candidata a vice-reitora pela chapa “Juntos Somos UFMS 2016-2020”, sendo o candidato a reitor Marcelo Turine.

Camila, que é professora doutora em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e atual diretora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da (FAMEZ) da UFMS, concedeu entrevista ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS) e contou como foi o período de direção da FAMEZ, a formação da chapa “Juntos Somos UFMS 2016-2020” e propostas para a os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS.

 

Como foi a escolha pelo curso de Zootecnia?

Aos 15 anos defini que queria ser zootecnista. Gostava muito de melhoramento genético no ensino médio e vi na profissão, após intensa pesquisa para a escolha da profissão que iria abraçar, a oportunidade para me dedicar ao melhoramento genético dos animais, queria ser cientista. O mais interessante é que devido a amplitude do curso, ao ingressar e no decorrer das disciplinas e atividades acadêmicas me encantei com a área de nutrição e produção animal, a área que me dedico atualmente.

 

E a escolha pela carreira acadêmica? Qual foi a sua trajetória até chegar como diretora da FAMEZ?

A escolha pela carreira acadêmica veio pela minha vontade de fazer ciência e de transformar realidades. Fui aluna da primeira turma do Mestrado em Ciência Animal da UFMS e defendi minha dissertação em 2004, sob orientação da Profa. Maria da Graça Morais. Durante o curso auxiliava a professora e o interesse pela docência foi despertado. Cursei doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Botucatu (SP). Entre 2004 e 2008, trabalhei na área técnica da indústria de alimentos para animais na implantação e na ampliação da gestão de qualidade na certificação de processos e produtos, na MACAL Soluções em Nutrição, em Campo Grande (MS) e, após concurso público, atuei no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como Fiscal Federal Agropecuário, na área de Alimentação Animal, em Cuiabá (MT). Iniciei minha carreira docente na UCDB. Foram experiências profissionais riquíssimas, que eu trouxe para minhas aulas, pesquisa e ações de extensão. Em 2008, me tornei docente da UFMS. Vi na carreira acadêmica a possibilidade de realização pessoal com a atuação na formação de recursos humanos e na transformação de realidades, por meio de ações de pesquisa e extensão. 

 

Como analisa a Zootecnia desde quando se formou até hoje?

A Zootecnia continua sendo aquela profissão pela qual me apaixonei e me dedico. Ela também possui uma imensa capacidade de adequação as nova realidades. Neste ano, comemoramos 50 anos da aula inaugural do primeiro curso de graduação em Zootecnia no Brasil, na PUC de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. De lá para cá houve muitos avanços. Vejo os atuais alunos de graduação em Zootecnia atendidos por um currículo mais abrangente ainda, com uma visão muito clara do empreendedorismo, da inovação e do trabalho em rede, em equipes multidisciplinares.

 

Como analisa o futuro da Zootecnia?

Vejo o crescimento da Zootecnia, com um maior número de profissionais atuantes, empreendedores, contribuindo para a valorização de nossa profissão. O zootecnista é um profissional imprescindível para todos os segmentos relacionados a produção animal e a atuação dos zootecnistas foi crucial para posicionar o País no topo da lista dos maiores exportadores mundiais. Prevejo a zootecnia em destaque por meio da eficiência e tecnologia aplicada a produção animal.

 

Como se deu a formação da chapa “Juntos somos UFMS”? 

Prof. Marcelo Turine, candidato a reitor e eu, como candidata a vice-reitora nunca nos imaginamos em um momento de disputa tão importante para nossa universidade. Por outro lado, nossas trajetórias baseadas em mérito, competência, comprometimento e amor a nossas profissões nos trouxeram até aqui. Prof. Marcelo Turine é professor da Faculdade de Computação da UFMS e tem uma imensa experiência acadêmica no ensino, pesquisa e extensão e na gestão da universidade e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do ensino, ciência e tecnologia do estado de Mato Grosso do Sul. Eu, em minha trajetória na universidade ministro aulas para os cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia, aprovei o Programa PET/MEC (Programa de Educação Tutorial) Zootecnia em 2010, fui a primeira tutora do Programa. Coordenei e participei de inúmeros projetos de ensino, extensão e pesquisa e inovação apoiados pelo CNPq e pela FUNDECT. Sou bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e consultora ad hoc do CNPq, da CAPES e de periódicos nacionais e internacionais. Na extensão, conduzi projetos aprovados em editais como PROEXT, SUDECO – Superintendência para o Desenvolvimento da Região Centro-Oeste e SPM-PR – Secretaria de Políticas para Mulheres, sempre com foco na formação dos estudantes de graduação e de pós-graduação da UFMS e no atendimento à comunidade, em especial pequenos e médios produtores rurais, mulheres e pessoas em vulnerabilidade social. Como Diretora da FAMEZ desde 2013, maximizei a obtenção de recursos, ampliando a infraestrutura do Hospital Veterinário (estávamos em 16 lugar dos HVs de universidades federais em 2013 e hoje estamos em 7 lugar, sendo a melhor infraestrutura da região Centro Oeste), da Fazenda Escola, dos laboratórios e das salas de aula e o apoio a docentes, técnicos-administrativos e estudantes de graduação e de pós-graduação (Residência Médica Veterinária, Mestrado e Doutorado em Ciência Animal e Mestrado e Doutorado em Ciências Veterinárias) nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Mais do que números, isso fez com melhorássemos as condições de ensino para Medicina Veterinária e para Zootecnia e isso foi a principal motivação para o convite que recebi do Prof. Marcelo Turine, para que pudéssemos ampliar o que fizemos na faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS.

 

Quais são as propostas da chapa?

A nossa proposta está integrada em seis eixos temáticos contemplados no plano de gestão da Chapa Juntos Somos UFMS: Ensino de Graduação e Pós-graduação; Extensão, Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação; Vivência e Inclusão Universitária; Valorização da Equipe; Tecnologia da Informação; e Comunicação Científica e Social e Excelência na Gestão Universitária. Temos que estar em sintonia com a sociedade atual, trabalhar em rede, com a integração das pessoas. Enfrentar o desafio da modernização dos espaços, com um olhar humanizado para as pessoas que trabalham, estudam e se utilizam dos serviços oferecidos pela UFMS. Modernizar e consolidar todas as unidades práticas destinadas a execução das práticas profissionais e assegurar o Hospital Universitário como hospital escola da UFMS. Nossa meta principal é a melhoria efetiva da graduação e da pós-graduação, baseados em capacitação e qualificação da nossa equipe em treinamentos específicos para isso, em um plano de metas a curto, médio e longo prazo (contemplando contratação de servidores e melhoria de infraestrutura), além do cuidado e valorização de nossa equipe, por meio do fortalecimento da PROGEP. Temos também como proposta, o cuidado e acompanhamento dos alunos de graduação e pós-graduação, com a criação da Pró-Reitoria de Assuntos e Articulação Estudantil. Pretendemos fortalecer o diálogo com todas as unidades por meio da Reitoria Itinerante, com a presença da reitoria em todas as unidades setoriais, e do Gabinete Digital, com transmissão de todas as reuniões de conselhos superiores.

 

E as propostas para a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia?

O nosso desafio é transformar a UFMS em uma universidade de referência nacional e internacional. Temos um compromisso social com a sociedade sul-mato-grossense e queremos usar a nossa experiência em gestão pública administrativa, científica, tecnológica e de inovação para, juntamente, com o apoio de uma equipe consciente da missão institucional da UFMS, realizar uma gestão inovadora, transparente e de muito diálogo, pautada na integração e modernização, fundamentada nos valores humanos e no senso de pertencimento, com o propósito de que a UFMS seja um bom lugar para estudar, pesquisar, trabalhar e interagir com a sociedade. E nesse projeto está inserida a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Queremos que ela seja referência nacional e internacional. Hoje, apesar de todas dificuldades inerentes ao ensino público gratuito, nossa Faculdade é exemplo dentro na Universidade. Temos um plano de desenvolvimento institucional de nossa faculdade, construído pelo coletivo. Como missão queremos ser a melhor Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da região centro-oeste e ser reconhecida nacionalmente por suas contribuições nas áreas do ensino, pesquisa e extensão universitárias. Nossa missão contempla a) ser um centro de referência em educação e geração de conhecimento nas áreas de Medicina Veterinária e de Zootecnia, explorando suas complementaridades para agregar valor às organizações e à sociedade; b) visar o desenvolvimento de líderes e profissionais inovadores, da graduação à pós-graduação, por meio de um forte engajamento do corpo docente e discente no processo de ensino e aprendizagem, habilitando-os a lidar com as complexidades do ambiente em que atuares; c) valorizar a pesquisa fundamentada em questões relevantes às organizações e à sociedade; d) prestar os melhores serviços técnicos de média e grande complexidade em seu hospital veterinário; e) desenvolver soluções integradas nas grandes áreas de atuação da produção animal, na Fazenda Escola, com vistas ao desenvolvimento sustentável. Isso muito nos orgulha. E vamos trabalhar duro para alcançar estes objetivos.

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts