WVA comemora Dia Mundial da Veterinária premiando associações que melhor promoveram a vacinação

Categoria: Notícias | Publicado em: 26/04/2019

Anualmente, o último sábado do mês de abril é dedicado ao Dia Mundial da Veterinária. A data foi estabelecida pela Associação Mundial de Veterinária (WVA), em 2000. Para Rafael Gianella Mondadori, presidente da Comissão de Educação da Medicina Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), a data tem a função de “mostrar à sociedade o que realmente é a profissão de médico-veterinário. Esse dia foi criado para mostrar suas outras atividades, pois é uma das profissões-chave da saúde única, atuando tanto na saúde do animal quanto na saúde humana e ambiental, contribuindo, com isso, para o bem-estar da sociedade”.

Em função do Dia Mundial da Veterinária e com o apoio da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a WVA estabeleceu uma premiação para reconhecer as associações que se destacaram nos temas definidos anualmente. Em 2019, a data será celebrada com base no tema “O valor da vacinação”, considerada uma ferramenta preventiva no arsenal de qualquer médico-veterinário, sendo, ainda, promoção de saúde animal e humana.

Será premiada a instituição que melhor promova o tema, tendo como critérios de avaliação as contribuições e conquistas; o envolvimento da área e do público geral; a colaboração com o setor da saúde pública; a cobertura midiática e iniciativas de acompanhamento posteriores. Neste ano, o prêmio, no valor de USD$ 2.500, ganhou a parceria da organização não governamental internacional Health for Animals.

A edição anterior teve como tema “O papel da profissão veterinária no desenvolvimento sustentável para a melhora de meios de subsistência, alimentação e segurança”. A vencedora foi a Associação Veterinária da Uganda (Uganda Veterinary Association), que deu visibilidade ao tema através de coletivas de imprensa, documentário, entrevistas para rádios, marchas, seminários, serviços gratuitos e treinamentos em fazendas.

Assessoria de Comunicação do CFMV