Unigran recebe visita do CFMV para desenvolver competências humanísticas no curso de Medicina Veterinária

Categoria: Notícias | Publicado em: 25/02/2016

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), em Dourados (MS), recebeu a primeira visita técnica do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para a aplicação do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem.

O encontro, ocorrido nos dias 17 e 18 de fevereiro, trabalhou com professores e estudantes dinâmicas que desenvolvam habilidades como comunicação, tomada de decisão, liderança, atenção à saúde, educação permanente, administração e gerenciamento.

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina Veterinária estabelecidas pelo Ministério da Educação, enfatizam que tais habilidades devem fazer parte dos objetivos de aprendizagem.

“Nosso objetivo é despertar a importância de mudar a metodologia dentro de sala de aula e a forma como o conteúdo é apresentado, auxiliando os alunos no desenvolvimento de suas competências humanísticas”, explicou Regina Werneck, integrante da Área de Projetos do CFMV responsável pela visita.

Para o coordenador de Medicina Veterinária da Unigran e Conselheiro do CRMV/MS, Thiago Fraga, o encontro foi muito proveitoso. “O treinamento com os alunos e professores foi fantástico. Desde a semana passada temos conseguido aplicar a nova metodologia em sala de aula, vendo que é possível tirá-la do papel”, afirmou.

O interesse do coordenador em aderir ao projeto não é de hoje. Desde o início do projeto surgiu o interesse em aplicar as competências humanísticas, mas a parceria se consolidou durante o XXII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, realizado no final de 2015.

“Acredito ser fundamental para a carreira acadêmica do aluno. É nosso dever mínimo capacitar os alunos para as competências teóricas, mas também precisamos nos preocupar com as competências humanísticas que o mercado de trabalho exige e que muitas vezes os estudantes têm dificuldades em desenvolver”, disse Fraga.

No segundo semestre de 2016, o CFMV irá realizar uma nova visita à Universidade para avaliar resultados de implantação das novas metodologias.

Histórico do projeto

Desde a década de 90, quando foram realizadas as primeiras edições do Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, principal evento para discutir o ensino da profissão no Brasil, o CFMV, por meio de sua Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV), tem trabalhado novas formas de promover melhorias na formação profissional da categoria.

Por meio de reflexões sobre os valores da educação no Brasil, as práticas humanísticas na formação de cada profissional foram vistas como uma necessidade para a formação profissional e para a sociedade.

Ao longo dos anos, o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem foi discutido não só no Seminário de Educação, mas também em palestras, debates e mesas redondas sobre o tema. Foi implementado pelo CFMV no segundo semestre de 2013.

Assessoria de Comunicação do CFMV com informações da Unigran