CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Uma das responsáveis pela elaboração da Declaração de Curitiba escreve sobre o manifesto

Categoria: Notícias | Publicado em: 13/08/2014

O III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal, ocorrido entre os dias 5 e 7 de agosto em Curitiba, produziu  a Declaração de Curitiba, manifesto segundo o qual os animais não humanos não são objetos, mas seres sencientes, ou seja capazes de sentir dor e prazer, e que, por isso, não podem ser tratados como coisas. Uma das especialistas que contribuíram para a redação do documento, a médica veterinária, PhD e pós-doutora Carla Molento redigiu um histórico sobre como se deu a redação do documento.

No final desta matéria, está disponível o conteúdo da Declaração de Curitiba em duas versões: português e inglês. Confira!

Declaração de Curitiba – Breve histórico

Nos dias 05 a 07 de agosto, foi realizado o III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal, promovido por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná e o Conselho Federal de Medicina Veterinária. Ao segundo dia do Congresso, no dia 6 de agosto, fui convidada a participar em uma reunião para a redação de uma possível Declaração do evento, nos moldes de uma Declaração anterior promulgada na Universidade de Cambridge e que é reconhecida como a Declaração de Cambridge sobre a Consciência Animal.

Ao início desta reunião, os palestrantes Philip Low e Daniel Braga Lourenço expuseram sua ideia de produzir uma Declaração do Congresso e apresentaram um texto inicial para a mesma. Após cerca de uma hora e meia de discussão, concordamos com o texto final, que se encontra na Declaração de Curitiba. Os participantes dessa reunião foram Philip Low, Daniel Braga Lourenço, Louise Bousfield de Lorenzi Tezza, Luiza Schneider S. Castro, Ernani Francisco Choma e Carla Forte Maiolino Molento; durante a última meia hora, juntou-se a nós Marcelo Weinstein Teixeira. A reunião ocorreu no lobby do Hotel Golden Park, sito à Rua Mariano Torres, número 951, aproximadamente das 23:30 h do dia 06 de agosto à 01:00 h do dia 07 de agosto.

A Declaração foi assinada por 26 pessoas, entre palestrantes e participantes do Congresso, e simbolicamente por Cedar, cão-guia do Governo Federal. A Declaração foi lida pelo Médico Veterinário Benedito Fortes de Arruda, Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, durante a cerimônia de encerramento do Congresso, e efusivamente aplaudida por todos os presentes.

A Declaração de Curitiba fica disponível para todos como um resultado concreto do evento para auxiliar no avanço das relações entre seres humanos e animais.

 

Carla Forte Maiolino Molento

Presidente, III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal
Coordenadora, Laboratório de Bem-estar Animal da Universidade Federal do Paraná
Membro da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária

 

Curitiba, 12 de agosto de 2014

Clique aqui para conferir a Declaração em Português

Fonte: Ascom/CFMV


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts