UCDB adere ao projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem do CFMV

Categoria: Notícias | Publicado em: 08/04/2015

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com sede em Campo Grande (MS), é a mais nova universidade a fazer parte do projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem, desenvolvido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O termo de cooperação técnico foi assinado na última terça-feira (28/7).

O objetivo do projeto, que já está em andamento, é desenvolver competências humanísticas nos alunos de Instituições de Ensino (IEs) do Brasil, conforme determinação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de Medicina Veterinária.

O projeto visa formar profissionais mais críticos e flexíveis, desenvolvendo nos futuros médicos veterinários, em conjunto com as competências técnicas, habilidades como Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.

A Resolução CNE/CES nº 01/2003, que trata das Diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Medicina Veterinária, enfatiza que estas habilidades devem fazer parte dos objetivos de aprendizagem.

Documento orientador

Segundo a Comissão de Educação de Medicina Veterinária (CNEMV), o ensino de Medicina Veterinária é tradicionalmente focado no desenvolvimento das competências técnicas, deixando, com isso, de aplicar adequadamente as estratégias de aprendizagem mais propícias para o desenvolvimento de competencias humanísticas.

A CNEMV também destaca que ainda há muitas dúvidas de coordenadores e professores sobre como trabalhar as competências e conduzir o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Medicina Veterinária.

Produto do XX Seminário de Ensino da Medicina Veterinária, o documento “Estratégias de Ensino-aprendizagem para desenvolvimento das competências humanísticas” veio para esclarecer algumas dessas dúvidas e orientar os passos necessários para a adoção das estratégias de ensino-aprendizagem pelas IEs. O documento foi elaborado pelo CFMV com a contribuição de coordenadores de curso, professores e estudantes. Acesse aqui

Outras parcerias

Em 2013 e 2014, quando o projeto teve início, as primeiras parcerias foram estabelecidas com a Universidade de Cuiabá (Unic), em Cuiabá (MT) e a Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar), em Curitiba (PR).

Em 2015, no primeiro semestre, novas parcerias foram realizadas com outras Instituições de Ensino, que já têm aplicado as estratégias de ensino-aprendizagem em sala de aula. São elas: o Centro Universitário Filadélfia (UniFil), em Londrina (PR); o Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, no estado de São Paulo; a Universidade Luterana do Brasil, em Canoas (RS); a Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOChapecó), em Chapecó (SC); a Universidade Federal do Piauí (UFPI); a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); a Universidade de Marília (Unimar); e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul.

O projeto tem duração de um ano em cada IE, com avaliações semestrais, e conta com o acompanhamento do CFMV ao longo do processo.

Fonte: Ascom/CFMV