CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Solenidade na ALMS homenageia os 50 anos da Zootecnia no Brasil

Categoria: Notícias | Publicado em: 06/08/2016

O curso de Zootecnia comemora os 50 anos de criação no Brasil e para comemorar a Assembleia Legislativa realizou na noite desta terça-feira (7) uma sessão solene em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), para homenagear 20 personalidades que muito contribuíram para o fortalecimento da categoria. A proposição do evento foi feita pelo deputado Felipe Orro (PSDB).

“Os 50 anos representam muitos avanços ao Brasil. Os zootecnistas são parte dos responsáveis que alavancam a produção do país e em um estado prioritariamente do agronegócio como Mato Grosso do Sul eles são ainda mais importantes e devem ser reconhecidos por isso”, ressaltou o deputado Felipe Orro.

Representando o CRMV/MS, André Guidolin contabilizou quatro universidades que oferecem o curso de Zootecnia no Estado. “Somos mais de 1.500 formados em Mato Grosso do Sul. No Conselho temos cerca de 500 filiados. O mercado tem um leque muito amplo de atuação e esta é uma homenagem muito bem vinda”, destacou.

Em discurso na solenidade, a coordenadora da Comissão Estadual de Ensino de Zootecnia e coordenadora do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Luísa Melville Paiva, parabenizou todos os homenageados. “Reconhecemos os frutos e os esforços. Mais de 100 cursos existem no Brasil, ainda temos uma frente árdua de lutas e conquistas, mas somos tão bons profissionais quanto guerreiros”, discursou a zootecnista.

Entre os homenageados estava Ivo Arcangelo Busato, primeiro zootecnista registrado no Conselho Medicina Veterinária e Zootecnia de Mato Grosso do Sul. Ele ressaltou que ao longo de seus 40 anos de exercício da profissão aprendeu que o conhecimento deve ser valorizado. “Quando eu comecei, um frango estava pronto para o abate com 75 dias. Hoje com 40 dias temos um frango com mais 3Kg. Criava-se  de 15 a 16 leitões por ano, hoje conseguimos dobrar isso. A otimização dos processos e o bem estar animal marca nossa profissão, sempre aliado a muito estudo e tecnologia”, explicou.

Os outros homenageados da noite, agraciados com o Certificado de Honra ao Mérito, foram: o professor doutor Fábio Edir dos Santos, reitor da UEMS, em reconhecimento pelo primeiro curso de Zootecnia do Estado; Professora Dra. Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo representante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em reconhecimento pelo primeiro curso de Pós Graduação em Zootecnia no Estado; médico veterinário mestre João Vieira de Almeida Neto, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de MS; doutor Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho, diretor da ABZ (Associação Brasileira de Zootecnistas); Doutor João Dimas Graciano (in memorian) pela Universidade Federal da Grande Dourados; doutora Luísa Melville Paiva (UEMS), doutor Rodrigo Gonçalves Mateus (UCDB) e doutor Ruy Alberto Caetano Filho (UFMS), zootecnistas professores pesquisadores em instituições de ensino; e os profissionais zootecnistas atuantes no Estado, Adriana Aparecida de Lima Nogueira, doutora Fabiana Villa Alves, Fabíola Cristiane Alves Davy Franco, doutor Flávio Pinto Monção, Juliano Coelho Bergler, MSc. Letícia Emiliani Fantini, Luiz Marcelo Kodawara, doutora Marciana Retore, doutor Rodrigo da Costa Gomes, doutora Sandra Aparecida Santos e especialista Vera Lúcia de Oliveira Golze. 

A sessão solene contou com a abertura do Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa e com entrega de broche comemorativo em alusão aos 50 anos do Curso aos homenageados e ao deputado proponente.

Fonte: Agência ALMS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts