CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Solenidade marca posse da Academia Sul-Mato-Grossense de Medicina Veterinária

Categoria: Notícias | Publicado em: 07/05/2017

Com o apoio e fomento do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), tomaram posse, na última segunda-feira (3), os 10 médicos veterinários acadêmicos fundadores da Academia Sul-Mato Grossense de Medicina Veterinária (Acavet-MS).

O vice-presidente Mário Augusto Wanderley Xavier, na presença do presidente João Vieira de Almeida Neto, Secretário-Geral Leonardo Azambuja Jacarandá e conselheira efetiva Eneida Maria da Rosa Silva Dacal, realizou a leitura do termo de posse e da ata de fundação da Academia. 

Segundo o presidente do CRMV/MS, além de trazer temas de importante relevância para a Medicina Veterinária na questão científica e técnica, a Acavet-MS tem um papel fundamental na discussão da ética profissional, “hoje, lidamos com inúmeras mudanças na sociedade, entre elas relacionadas ao bem-estar animal, as relações comerciais e o grande aumento no número de faculdades de Medicina Veterinária e consequente crescimento de profissionais no mercado de trabalho, muitas vezes decorrentes de escolas que possuem deficiência na parte pedagógica. Todas essas mudanças fazem com que seja necessária a rediscussão da relação ética-profissional hoje no nosso país”, ressaltou.

Após a assinatura dos documentos, os acadêmicos elegeram sua primeira diretoria, sendo composta pelo presidente Cláudio Martins Real, vice-presidente Fred Emil Brautigam Rivera, Tesoureiro Nilton Marques Carvalho e Secretário-Geral Pedro Paulo Pires.   

A Acavet-MS realiza, ainda este ano, a sua posse festiva e simbólica, em que serão divulgados os patronos das cadeiras e os seus primeiros ocupantes.

Eleição

Os acadêmicos fundadores foram eleitos por meio de voto secreto dos membros da diretoria e conselheiros presentes na 254ª Sessão Plenária Ordinária do CRMV/MS. Os profissionais que concorriam ao título foram indicados por instituições de ensino, Sociedade Cientifica Médico Veterinário, Sindicato Médico Veterinário com jurisdição no território do Estado de MS, conselheiros do CRMV/MS e instituições de pesquisas e/ou de ensino com atividades afins as áreas da Medicina Veterinária.

Requisitos para a titulação

Para concorrer, o candidato deveria ser graduado em Medicina Veterinária por tempo não inferior a 30 anos; possuir registro profissional no CRMV-MS; possuir atividade científica, profissional ou docente com significativa contribuição para o desenvolvimento da Medicina Veterinária ou em benefício da comunidade comprovadas por títulos; trabalhos publicados e/ou demais documentos.

Confira a galeria de fotos.

 

Confira quem são os 10 acadêmicos fundadores:

 

CLÁUDIO MARTINS REAL

Formado em 1948 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), recebeu no mesmo ano o diploma de Láurea em Veterinária. É especialista em clínica médica dos animais domésticos e em clínica da reprodução. É um dos precursores da homeopatia veterinária no Brasil. Atuou como professor universitário por mais de 40 anos nas áreas de patologia, clínica da reprodução, endocrinologia e fisiopatologia nas seguintes universidades: UFRGS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Fundação Universidade de Bagé/RS (Funba). De 1964 a 1967 foi chefe do Serviço de Inseminação Artificial da Secretaria de Agricultura do RS. No mesmo período, foi presidente da Sociedade de Veterinária do RS.

Entre seus prêmios/títulos estão “Precursor da Homeopatia Veterinária Brasileira”, outorgado pela Associação Brasileira dos Médicos Veterinários Homeopatas (ABMVH); “Relevantes Serviços”, Sociedade de Veterinária do Distrito Federal; “Relevantes Serviços”, Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul; “Membro Honorário”, Academia de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul; “Comenda do Mérito Veterinário”, Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária; “Prêmio Paulo Dacorso Filho”, Conselho Federal de Medicina Veterinária; “Grã Cruz do Mérito Veterinário”, Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária.

Participou da Sociedade de Veterinária do RS, Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência, Centre Homeopatique de France, Associação Paulista de Homeopatia, Associação Brasileira dos Médicos Veterinários Homeopatas e International Association for Veterinary Homeopaty.

Proferiu mais de 200 palestras no Brasil e em países como Uruguai, Portugal e França. Publicou 31 trabalhos originais no Brasil e na França.

 

CLAUDIO ROBERTO MADRUGA

Formado em 1973 pela Universidade Federal de Pelotas, possui mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com bolsa sanduíche no Centro International de Agricultura Tropical, na Colômbia; doutorado em parasitologia veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com bolsa sanudíche no Washington State University, nos Estados Unidos; e pós-doutorado no Institute International de Pesquisa Animal, no Quênia.

Por mais de 30 anos, foi pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte). Foi pesquisador-orientador do curso de mestrado e doutorado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA); professor orientador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); coordenador do Núcleo de Gestão Tecnológica – Saúde Animal do  Programa Nacional de Pesquisa em Saúde Animal da Embrapa; professor do mestrado profissionalizante em Gestão Agro-industrial e de Agronegócio da Uniderp; professor orientador do curso de mestrado em Ciência Animal da UFMS.

Possui 1 livro publicado, 15 capítulos de livros e 135 resumos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais.

Entre seus prêmios/títulos está “Prêmio de destaque em pesquisa científica”, da SOMVET/MS; “Prêmio por Excelência – Destaque da Unidade Embrapa Gado de Corte”; 5 prêmios nacionais da Embrapa; “Ordem do Mérito da Medicina Veterinária no grau de Comendador”, concedido pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária; recebeu homenagem do Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, concedido durante o XVIII Congresso de Parasitologia Veterinária, em Gramado.

 

FRED EMIL BRAUTIGAM RIVERA

Formado em 1965 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é especialista em doenças de grandes animais e doenças virais. Possui mestrado em Medicina Veterinária pela Cornell University, nos Estados Unidos. Foi professor da UFMS por mais de 30 anos, atuando nas seguintes especialidades: doenças infecciosas de animais, programas sanitários, fisioátologia da reprodução animal, toxicologia animal, e epidemiologia animal.

Em 1978 recebeu o título honorífico da Comissão Científica de Doenças, do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal. Possui 30 trabalhos completos e resumos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

 

MARIA CRISTINA GALVÃO ROSA CARRIJO

Formada em 1981 pela UFMS, possui pós-graduação em administração de empresas agrárias e agroindustrial pela Universidade Católica Dom Bosco, e em Agricultura Biodinâmica pela Universidade de Uberaba/ELO. É proprietária de uma clínica veterinária em Campo Grande. Atua como perita judicial em processos que envolvam produção animal e como perita para seguro de vida animal, consultora em produção e administração pecuária, em produção orgânica e em rastreabilidade. É integrante da equipe de extensão “Bioeducando-Difusão da Educação Sanitária”, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Foi inspetora da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Quarto de Milha por mais de 25 anos. De 1995 a 1998 foi diretora de administração e finanças do Departamento de Inspeção e Defesa Agropecuária de Mato Grosso do Sul e de 2009 a 2014 foi Diretora Presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).  Foi Presidente do Fórum Nacional de Sanidade Animal (Fonesa) de 2011 a 2012.

De 1986 a 1989, foi membro da Comissão de Fiscalização ao Exercício Ilegal da Profissão e entre 1989 e 1992 foi conselheira suplente do CRMV/MS.

Entre seus prêmio/títulos está homenagem realizada pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Campo Grande pelo Dia da Mulher; “Serviços relevantes prestados à sociedade”, concedido pelo CFMV pelos serviços no controle dos focos de febre aftosa ocorridos no município de Porto Murtinho; e duas homenagens da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pela atuação no âmbito da Medicina Veterinária, em 2009 e 2012.

 

MARNE PEREIRA DA SILVA

Formado em 1970 pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mudou-se para Campo Grande em 1971 para lecionar Anatomia dos Animais Domésticos e Anatomia Geral na então Universidade Estadual do Mato Grosso. É especialista em anatomia dos animais domésticos. Foi fundador e primeiro chefe do Serviço de Medicina Veterinária do Município de Campo Grande – atual Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) -; coordenador e executor dos cursos do Programa Intensivo de Preparação de Mão de Obra (PIPMO), um convênio do Ministério da Educação e Cultura e Secretaria de Agricultura de Mato Grosso; co-fundador e primeiro diretor do atual Departamento de Vigilância Sanitária do Estado de Mato Grosso do Sul (1979); co-fundador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Adminitração de Dourados (FAD); professor do curso Medicina Veterinária na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp).

Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Anatomia e da Sociedade pan-americana de Anatomia, teve trabalhos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais.

Em 2000, recebeu comenda de médico veterinário do CRMV/MS. Em 2013, recebeu o diploma de Honra ao Mérito concedido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

 

MILTON ZALESKI

Formado em 1974 pela Universidade Federal do Paraná, é especialista em Saúde Pública desde 1983. No Paraná, foi servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Durante 34 anos, foi servidor público no município de Campo Grande, atuando nas áreas de inspeção de abatedouros e vigilância sanitária no cargo de coordenador e chefe do serviço de alimentos.

 

NILTON MARQUES CARVALHO

Formando em1981 pela UFMS, é especialista em Saúde Pública, possui mestrado e doutorado em Ciência Animal pela UFMS. É servidor público (médico veterinário) há 31 anos da UFMS, atuando como responsável pelo diagnóstico anatomopatológico do Laboratório de anatomia patológica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ) da UFMS. Um de seus projetos de pesquisa atuais é o estudo de plantas tóxicas de interesse pecuário no Mato Grosso do Sul.

Possui 12 artigos e livros publicados, 8 trabalhos e resumos expandidos publicados em anais de congressos.

 

PEDRO PAULO PIRES

Formado em 1984 pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), possui mestrado em Medicina Veterinária com área de concentração em Parasitologia Veterinaria  pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; doutorado em Medicina Veterinária com área de concentração em Clínca de Gradne Animais, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP Botucatu e pós-doutorado em Geomática, pela Université Laval em Québec, Canadá. É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte) no setor de sanidade animal, como patologista, e de produção animal, na área de pecuária de precisão. Desde 2011, é chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Corte. Atua ainda, como professor no curso de mestrado profissionalizante em pecuária de precisão da Faculdade de Computação (FACOM) da UFMS.

Entre seus prêmios/títulos estão “Colaborar Emérito do Exército Brasileiro”, outorgado pelo Comando Militar do Oeste; “Pesquisa Agropecuária”, concedido pelo Unibanco/Correio do Povo durante a Expointer 2001 pela invenção do transponder umbilical para o sistema eletrônico de gerência de bonivos por rádio frequência; “Pesquisa Agropecuária”, cedido pelo Unibanco/Correio do Povo durante a Expointer 2002 pela criação do Soro Hiperimune para cura do botulismo; “Médico Veterinário do Ano”, da Sociedade Sul-mato-grossense de Medicina Veterinária”; “Prêmio por Excelência”, outorgado pelo Sistema de avaliação e premiação por resultados da Embrapa, um prêmio nacional; “Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Campo Grandense”, da Câmara Municipal de Campo Grande; “Prêmio na Categoria Captação de Recursos”, concedido pelo CNPq pelo projeto Rede de Carne Bovina de Qualidade; “Prêmio primeiro professor diretor do Hospital Veterinário”, concedido pela Uniderp pelo projeto em conjunto de implantação da Uniderp.

Foi membro do Conselho Estadual de Saúde, CRMV/MS, e da Comissão Técnica Consultiva do Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos do MAPA.

 

PRÍSCILA DE SOUZA PIAZZALUNGA

Formada em 1985 pela Faculdade de Ciências Agrárias de Alfenas (MG), possui pós-graduação em Clínica Médica e Cirúrgica em Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco de Rio de Janeiro e pós-graduação em Oncologia Veterinária pelo Qualittas Instituto de pós-graduação de Campo Grande.

Atua há quase 30 anos na área clínica de pequenos animais e hoje é proprietária de uma clínica veterinária em Campo Grande. Possui participação em mais 20 cursos em município do Brasil.

 

RENATO ANDREOTTI E SILVA

Formado em 1982 pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), possui mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Unifesp, com bolsa sanduíche realizada na University of Wisconsin-Madison. Possui pós-doutorado no laboratório da ARS/USDA em Kerrville,Texas, Estados Unidos e é especialista em saúde pública e metodologia do ensino supeior. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte), atua na UFMS como professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e do Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes tema: Eco-epidemiologia, diagnóstico e controle de parasitas com importância sanitária/econômica. Entre os projetos de pesquisa atuais de destaque está o monitoramento e diagnóstico da resistência do carrapato Rhipicephalus Microplus.

Possui 91 artigos publicados no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Irlanda, entre outros, e 13 livros publicados/organizados.  Já foi membro do Conselho Estadual de Saúde Animal de Mato Grosso do Sul e conselheiro do CRMV/MS.

 

Fonte: Ascom/CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts