CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Simpósio sobre reprodução bovina é realizado no mês de setembro em Campo Grande

Categoria: Notícias | Publicado em: 09/01/2015

Durante os dias 24 e 25 de setembro, quinta e sexta-feira, a capital de Mato Grosso do Sul irá receber o “1º Simpósio Repronutri de Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos – a pesquisa aplicada ao campo”. O evento é realizado pelo Grupo Repronutri, formado por técnicos, produtores rurais, veterinários e pesquisadores da Embrapa Pantanal, Embrapa Gado de Corte, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Anhanguera-Uniderp, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Gênesis Reprodução Animal e Cia Pecuária.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Pantanal que coordena a iniciativa, Ériklis Nogueira, os objetivos do evento são promover discussões sobre a atividade, expor as tecnologias desenvolvidas na área por meio da pesquisa e, dessa forma, encontrar as demandas que irão nortear os próximos estudos sobre um dos estágios mais importantes da pecuária brasileira. “A reprodução é uma das áreas que mais têm impacto sobre a eficiência produtiva e econômica da propriedade – com influência até na sustentabilidade da fazenda, porque se você consegue produzir mais animais por área, se consegue aumentar o número de animais nascidos e que serão fonte de receita futura, isso gera um impacto em toda a cadeia”, diz Ériklis.

Durante o Simpósio Repronutri, serão oferecidas mais de 10 palestras, mesas redondas e exposições de casos. “Vamos ter pesquisadores, produtores e técnicos que vão dar relatos sobre como eles usam a reprodução animal, como isso está sendo aplicado no campo”, afirma Ériklis. Segundo o pesquisador, os temas abordados variam entre assuntos como suplementação para melhoria do desempenho reprodutivo, sanidade na reprodução, avaliação de qualidade de sêmen e impactos na fertilidade, pesquisas e ferramentas desenvolvidas para o melhoramento genético e produção de embriões no MS e no Brasil.

Outro tema a ser abordado, de acordo com Ériklis, é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que otimiza o trabalho na fazenda com a sincronização dos cios e com a inseminação de um grande número de vacas, podendo chegar a 400 ou mais fêmeas inseminadas em um dia. “Essa técnica conseguiu elevar a utilização de inseminação artificial no Brasil – que, por muito tempo, ficou estacionada em 5% (até por volta do ano 2000, aproximadamente). Hoje, já se estima que até 10% do rebanho brasileiro é inseminado, em grande parte, por conta da IATF”.

Ainda segundo com o pesquisador, as vagas para o 1º Simpósio Repronutri são limitadas. A próxima edição do evento está prevista para ser realizada em 2017.

Serviço:

O que: 1º REPRONUTRI- Simpósio de Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos

Quando: dias 24 e 25 de setembro, quinta e sexta-feira

Horário: das 07h30 às 18h no dia 24; das 08h às 18h no dia 25

Local: Hotel Deville – Avenida Mato Grosso, nº 4250, bairro Carandá Bosque. Campo Grande/ MS

Mais informações sobre a programação e inscrições: http://www.cpap.embrapa.br/repronutri/

Fonte: Embrapa Pantanal


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts