Saiba como denunciar o tráfico de animais selvagens por meio de aplicativo no Facebook

Categoria: Notícias | Publicado em: 15/10/2014

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou, neste mês (outubro), um aplicativo no facebook chamado Extintômetro. A ferramenta permite aos usuários conhecer uma amostra representativa das 627 espécies brasileiras de animais em extinção ou ameaçadas de extinção.

O aplicativo também disponibiliza informações sobre como denunciar o tráfico de animais selvagens e permite ao internauta escolher a foto de um animal para usar como foto do seu perfil no facebook. A proposta é mais uma ação da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens –  lançada, há mais de um ano, pelo CFMV em parceria com os 27 Conselhos Regionais (CRMVs) – que conta com diversa ações de marketing, publicidade e relações públicas e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o problema de tráfico de animais no Brasil.

Ajude-nos a defender a fauna brasileira. Conheça o Extintômetro e compartilhe o assunto com seus amigos. O combate ao tráfico de animais selvagens depende de você!

Dados

Publicado no final de setembro pela WWF (World Wildlife Fund – rede mundial que trabalha pela conservação da natureza), o Relatório Planeta Vivo 2014 reforça a preocupação do CFMV. De acordo com o levantamento, somente a América Latina assistiu, nos últimos 40 anos, à extinção de 83% de suas populações de peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis.

Diante desse cenário, o CFMV e os CRMVs continuam ativos nos trabalhos de conscientização. Em eventos organizados em dez estados brasileiros, os Conselhos Regionais abordaram milhares de pessoas com atividades de conscientização em zoológicos, trilhas ecológicas, shoppings e calçadões a beira-mar, em setembro deste ano, durante o Segundo dia de Conscientização de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. Houve distribuição de materiais e apresentações de peças de teatro educativas, palestras e esclarecimentos de dúvidas.

Brasil, alvo dos traficantes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou cerca de 100 mil apreensões de animais selvagens traficados nas estradas brasileiras, no período entre 2006 e maio de 2014.  Já a Rede Nacional de Combate do Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) – organização não governamental (ONG) parceira do CFMV na campanha – afirma que, de dez animais retirados da natureza ilegalmente, apenas um sobrevive.

“As maiores vítimas do tráfico de animais são as aves, representando 82% do total. A rota do tráfico no País começa com os animais capturados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e escoados para as regiões Sul e Sudeste”, afirma o coordenador da Renctas, Rauff Lima.

Segundo a SOS Fauna, o Brasil é um dos principais alvos dos traficantes por conta de sua rica biodiversidade. Segundo essa ONG, cerca de 10% das quase 1,5 milhão de espécies catalogadas no planeta estão em solo brasileiros.

Fonte: Ascom/CFMV