Representatividade: estagiária de zootecnia passa a integrar quadro do CRMV MS

Categoria: Notícias | Publicado em: 30/07/2021

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul passa a ser o primeiro do país a contar com uma estagiária de zootecnia em seu quadro de colaboradores. O ato fortalece a presença e a representatividade dos profissionais da Zootecnia no conselho de classe.

A acadêmica Barbara Castro está cursando o 10° semestre de zootecnia na UFMS e comemorou a oportunidade. “Muito gratificante ter conquistado essa etapa! É uma grande responsabilidade em poder estar no CRMV, junto de tantos profissionais renomados… Espero que seja muito proveitoso, que eu consiga aprender bastante e também possa trazer um pouco mais sobre a Zootecnia para dentro do conselho”, disse.

Responsável pelos estagiários do conselho, a gerente técnica do CRMV MS, Dra Ana Carolina explicou que durante a seleção muitos pontos foram analisados, incluindo a proatividade, o interesse, a responsabilidade, o currículo, histórico escolar do aluno entre outros. “Buscamos estagiários que possam somar ao time do CRMV MS. Em contrapartida, buscaremos complementar a formação do estagiário enriquecendo-o de conhecimento na área de atuação do CRMV-MS além de ter contato com muitos profissionais”.

Apesar do CRMV representar os zootecnistas, a participação dos profissionais ainda é baixa. Da Bahia vem o exemplo da zootecnista Dra. Isa Meirelles que atualmente é gerente técnica do CRMV-BA, a única no sistema. Ela explica que ingressou em atividades do conselho em 2013 e desde 2018 ocupa o cargo atual.

“Como zootecnistas a gente precisa estar presente no conselho, precisamos representar a profissão em todos os quadros. Mas é necessário que haja reciprocidade de o zootecnista querer participar e se sentir representado e o conselho tem que sentir a necessidade dessa representação. Um sentimento que precisa ser mudado”, disse.

Para o Presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva, “a contratação de estagiários de zootecnia é importante para a inclusão e consciência de pertencimento do zootecnista quanto ao sistema CFMV/CRMVs, sendo a continuidade de uma longa caminhada para valorização e destaque do profissional, que tem sido pauta de atuação do CRMV-MS.”