CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Projeto de castração em cães e gatos já atendeu mais de 450 animais, em Corumbá

Categoria: Notícias | Publicado em: 13/08/2018

Implantado há dois anos na prefeitura de Corumbá, em parceria com a ONG GAPA (Grupo de Apoio de Proteção aos Animais de Corumbá e Ladário), o projeto de castração de cães e gatos, autorizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) que visa manter o controle populacional dos animais, já realizou mais de 450 procedimentos cirúrgicos.

Somente no ano passado, 262 animais foram submetidos a intervenção. Em 2018, até a primeira quinzena de junho, 190 procedimentos foram realizados. 

Corumbá serve como modelo aos demais municípios que pretendem instalar o projeto, considerado essencial para o controle populacional de cães e gatos errantes, que é uma importante medida de proteção a saúde animal, pois ela é um dos pilares da saúde única, com reflexo direto na saúde ambiental e saúde pública.

Em 2015, antes do início das castrações, o município registrou 58 casos de raiva canina, que tem como agravante a fronteira com a Bolívia e sua consequente circulação de animais entre os dois países. Na ocasião, foi constatada a raiva humana e uma pessoa morreu vítima da doença.

Em 2016 e 2017 apenas um cão contraiu a doença. Já em 2018, não foi registrado nenhum caso de raiva na cidade.  Para a realização das cirurgias, os proprietários deverão realizar cadastro junto ao GAPA, que irá encaminhar os animais ao Centro.

Três Lagoas

Outro município que recentemente implantou o projeto de castração, foi Três Lagoas. Após o CRMV-MS fiscalizar e constatar que a estrutura física atende os requisitos estabelecidos pela Resolução CFMV nº 1015/2012, que estabelece estrutura mínima para o funcionamento de estabelecimentos veterinários, o “Castramóvel”, como é popularmente conhecido, começou a atender no dia 31 de julho.

O trailer, que está devidamente equipado para tal finalidade, atende a Resolução CFMV nº 962/2010, que normatiza os procedimentos de contracepção de cães e gatos em programas de educação em saúde, guarda responsável e esterilização cirúrgica com a finalidade de controle populacional. Os procedimentos são realizados sob a responsabilidade do médico veterinário, Hugo Nogueira Faria, coordenador do CCZ, auxiliado por uma equipe de estagiários da Faculdade de Medicina Veterinária das Faculdades AEMS. Cerca de oito animais são atendidos por dia.

O veículo irá percorrer os bairros da cidade, tornando mais fácil aos donos que desejam castrar seus animais. O novo serviço visa não somente controlar a população de cães e gatos, mas também fazer o controle e prevenção de doenças transmitidas por esses animais, assim como, intensificar a campanha da posse responsável de animais de estimação.

Fonte: Ascom CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts