Profissionais e estudantes levam para a prática conhecimentos do VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária

Categoria: Notícias | Publicado em: 21/10/2016

Cerca de 250 participantes, entre profissionais, estudantes e integrantes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) de todo o Brasil, estiveram presentes no VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária, realizado nos dias 18 e 19 de outubro, em Campo Grande (MS). A integração entre a Saúde Única e o Bem-Estar único, a atuação do médico veterinário na saúde pública e o melhor entendimento do papel do profissional nos diferentes contextos foram destacados por quem passou pelo evento.

Para a presidente da CNSPV do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Sthenia Amora, o seminário representou a materialização de objetivos estratégicos traçados no início da gestão. “Esta edição conseguiu algo que outros eventos ainda não tinham conseguido – trabalhar a saúde pública em um contexto mais amplo no sentido de prevenir agravos que podem refletir nas saúdes das pessoas e animais e alterar o equilíbrio do meio ambiente”, afirmou.

Ela destacou as discussões sobre os principais agravos zoonóticos no país e especialmente a apresentação da situação no Mato Grosso do Sul, estado com altos índices de Leishmaniose Visceral e raiva canina. “Foi muito importante ouvir as experiências do estado para conseguir trabalhar soluções e levar informações a nível nacional para todos os colegas”, pontuou Amora.

O estudante do 6º semestre, Moisés Palhares, ressaltou que do primeiro ao último semestre há estudantes e acadêmicos envolvidos em projetos de extensão em saúde pública. Isso foi o que motivou diversos grupos de estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Católica Dom Bosco, local que sediou o seminário, a comparecerem ao evento.

Foto: Ascom/CFMV

A atuação no projeto de extensão da UCDB é realizada com a comunidade e aborda ações voltadas para a saúde única em escolas, por exemplo, por meio de teatros e palestras. “Participar desse tipo de evento é muito importante, pois vemos exemplos que podemos utilizar para nossa experiência”, disse Palhares.

É o que também defende a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UCDB, Laura Raquel Ribeiro “O seminário foi de extrema relevância para a profissão, pois demonstrou quão vasto é nosso campo de atuação. Nesses momentos podemos vivenciar a experiência de nossos colegas e isso é muito importante”, afirmou.

Foto: Ascom/CFMV

A experiência do seminário também será levada aos locais de trabalho de alguns profissionais de fora. É o caso da médica veterinária Sandra Regina Goulart, que atua na vigilância sanitária do município de Sidrolândia (MS). “Trabalho diretamente com a população e fazer com que o médico veterinário entenda seu papel na saúde pública não é fácil. Sempre surgem dúvidas, acham que vamos tratar somente o animal, e queremos mostrar essa visão mais ampla”, explicou.

Foto: Ascom/CFMV

Outra profissional que irá levar novos conhecimentos para seu estado, no Norte do Brasil, será Maria Antonieta de Moura, que atua na Secretaria de Saúde do estado de Manaus (AM). “Tenho trabalhado o entrosamento dos médicos veterinários com a atenção básica. Para mim foi muito interessante, pois estou explorando mais informações para auxiliar na Secretaria e incentivar a formação do médico veterinário nessa situação”, explicou.

Foto: Ascom/CFMV

A criação de uma linguagem única foi defendida pela estudante de mestrado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal (SP), Carolina Lustosa Nogueira, que veio de São Paulo para o evento.  “A importância do evento foi grandiosa por trazer o tema da Saúde Única. Acredito que a linguagem dos profissionais da saúde tem que ser única e devemos utilizar todas as tecnologias existentes para alinhar isso”, disse.

Saiba mais

De 20 a 21 de outubro acontece o VII Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública, também em Campo Grande, na sede do CRMV-MS.

O evento dá continuidade aos debates sobre Saúde Única e Bem-estar Único e busca fortalecer a atuação do Sistema CFMV/CRMVs, incentivando a criação de comissões de saúde pública nos estados que ainda não possuem e a fortalecimento das que já existem.

Fonte: Ascom/CFMV