CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Presidente participa de lançamento da campanha contra febre aftosa

Categoria: Notícias | Publicado em: 05/03/2017

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), João Vieira de Almeida Neto, esteve presente, na manhã da última terça-feira (2), do lançamento da campanha contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Neste ano, a meta é imunizar 20 milhões de animais em todo Estado. O lançamento da campanha “Vacinação garante bons lucros” ocorreu no Circuito do Laço Comprido (CLC), em Campo Grande, e contou com a presença de produtores rurais, autoridades e instituições representativas do setor produtivo.

No evento, o governador destacou a importância da parceria com os produtores rurais para manter a carne produzida no Estado reconhecida como de excelência, inclusive no mercado externo. Entre os principais consumidores da carne sul-mato-grossense estão os países asiáticos, países vizinhos do Brasil e a União Européia.

Segundo Azambuja, mesmo corriqueira a imunização é de suma importância, pois oferece segurança ao rebanho e permite que novas oportunidades continuem surgindo para a pecuária de MS. “A carne de Mato Grosso do Sul é reconhecida como uma carne de excelência, mas precisa manter esse status e isso depende principalmente do trabalho conjunto, da consciência do setor produtivo, da importância da vacinação nesse calendário estabelecido”, reforçou.

A campanha de 2017 da vacinação contra a febre aftosa é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), por meio da Iagro e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). A ação conta ainda com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Embrapa Gado de Corte.

Calendário – Neste ano, a vacinação será realizada em duas etapas, em maio e novembro, com o território estadual dividido em três regiões: planalto, pantanal e zona de fronteira. Os proprietários podem optar por realizar a vacinação em apenas uma das duas etapas, mas as vacinas só podem ser adquiridas durante o período estipulado no calendário e todo o rebanho deverá ser imunizado. Pelo telefone 0800 679120, do disque-aftosa, produtores podem esclarecer dúvidas e pedir mais orientações. Confira as datas abaixo:

Região Vacinação Registro Pedido de Antecipação
Fronteira 01/05 a 31/05 01/05 a 19/06 15/04
Planalto 01/05 a 31/05 01/05 a 19/06 15/04
Pantanal (optantes/Maio) 01/05 a 15/06 01/05 a 30/06 15/04
 

 

Fonte: Iagro


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts