CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Presidente do CRMV-MS recebe imprensa para falar sobre proibição caudectomia

Categoria: Notícias | Publicado em: 07/05/2013

Amputar orelhas, cordas vocais, falanges e cauda de pequenos animais, é crime.
 
Recentemente o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou no Diário Oficial a Resolução 1.027, que proíbe a caudectomia, uma prática que antes era considerado um procedimento cirúrgico apenas não recomendável, agora está proibido.
 
Em 2008 a Resolução 877, artigo IV tratava especificamente das cirurgias em pequenos animais, proibindo as operações consideradas desnecessárias ou que pudessem impedir a capacidade de expressão do comportamento natural da espécie, permitindo somente as que atendam as indicações clínicas, sendo proíbo a conchectomia (corte de orelhas) e cordectomia (corte cordas vocais), em cães, e onicectomia (mutilação das unhas e falanges), praticado em felinos.
 
O CRMV-MS faz a fiscalização e orientação para que esta prática não aconteça. Segundo o Presidente do CRMV-MS, João Vieira de Almeida Neto, o cidadão também é um fiscal e quando se deparar com uma situação desse tipo pode denunciar formalmente ao Conselho que as providências serão tomadas.
 
“O médico veterinário que fizer esse tipo de cirurgia será responsabilizado e sofrerá processo ético. Existem situações em que o médico veterinário não é o responsável legal da clínica, o responsável legal também será processado pelo CRMV-MS. Ainda vale lembrar que o dono do animal e o médico veterinário também sofrerão processo por crime ambiental”, ressalta o presidente do CRMV-MS.
 
As citadas cirurgias em geral são de cunho só estético e sem utilidade na vida do animal, expondo-o a procedimentos muitas vezes dolorosos e desconfortáveis.
 
Mantenha-se informado através do nosso site e do site do www.cfmv.org.br
 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts