Presidente do CRMV-MS esteve presente na entrega do Prêmio JOHN GAMGEE

Categoria: Notícias | Publicado em: 29/10/2013

Presidente do CRMV-MS esteve presente na entrega do Prêmio JOHN GAMGEE

Foi durante o 31° Congresso Mundial de Veterinária em Praga, República Checa, que o professor Doutor Milton Thiago de Mello recebeu a homenagem com o prêmio JOHN GAMGEE, a solenidade foi prestigiada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul, Dr. João Vieira de Almeida Neto.

“Este é o premio Nobel da Medicina Veterinária que foi concedido do Médico Veterinário Brasileiro Milton Thiago de Mello e ao presidente da OIE, Bernard Vallat. Isso representa o reconhecimento da importância da Medicina Veterinária Brasileira no Mundo. Estando participando do 31° Congresso Mundial de Veterinária nessa data na cidade de Praga, não poderia deixar de comparecer representando a Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul e do Brasil, prestigiando este eminente profissional que honra a Medicina Veterinária”. Disse o presidente do CRMV-MS.

Ascom CRMV-MS

PRÊMIO JOHN GAMGEE – WORLD VETERINARY ASSOCIATION

O Professor Doutor Milton Thiago de Mello, digno presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (ABRAMVET), foi agraciado com o “PRÊMIO JOHN GAMGEE” – medalha de ouro com efígie do Patrono – a mais alta honraria da Veterinária Mundial, por indicação da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária.

Milton Thiago de Mello nasceu no dia 5 de fevereiro de 1916.

Em 1946 doutorou-se em microbiologia pela Escola Nacional de Veterinária. Foi professor das universidades Federal Fluminense, de Brasília, Autônoma de Santo Domingo, de San Salvador, Universidade da Califórnia, do Instituto Oswaldo Cruz e do Colégio Militar. Thiago de Mello recebeu cerca de 20 distinções e prêmios, entre os quais, do Comité Français de l´Associaciation Mondiale Vétérinaire, The World Veterinary Epidemiology Society, da Sociedade Colombiana de Primatologia, The John Simon Guggenheim Memorial.

Foi membro da Real Academia de Ciências Veterinárias, da Academia Nacional de Agronomia y Veterinaria, The American Academy of Microbiology e do The New York Academy of Sciences.

É filiado a mais de 30 sociedades científicas, além de ter participado da fundação de 14 delas. Foi consultor da Organização Pan-Americana de Saúde e do Fundo das Nações Unidas para Alimentação.

Com mais de 150 artigos científicos e técnicos publicados sobre brucelose, peste bubônica, micologia, infecção por via aérea, primatologia, conservação e ensino veterinário, é autor de quatro livros e editor de outros quatro. Atualmente, Thiago de Mello é pesquisador do Departamento de Zoologia da Universidade de Brasília.

A solenidade de outorga do prêmio, no dia 19 de setembro de 2013, durante o 31º CONGRESSO MUNDIAL DE VETERINÁRIA,  realizado em Praga, República Checa, dentro das comemorações do Sesquicentenário de fundação da World Veterinary Association – WVA e dos Congressos Mundiais de Veterinária.

Destacou-se também nas suas pesquisas em Primatologia e em defesa da fauna silvestre, sobretudo na Amazônia, ministrando cursos itinerantes. Aproximando-se do seu centenário é detentor de um passado respeitabilíssimo e de um presente de intensa produtividade, salientando-se como um dos mais proeminentes profissionais da medicina veterinária brasileira. Continua pesquisando e orientando os colegas mais jovens. Em 2011, empreendeu uma longa viagem pela China e Rússia, (Ferrovia  Trans-siberiana), coletando dados para o próximo livro que vai conter uma análise comparativa, com o material pesquisado, no decorrer dos últimos 30 anos.

Na ocasião da premiação, o Professor Milton Thiago de Mello em seu pronunciamento, agradeceu a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária pela sua indicação ao Prêmio, que concorreu com grande expoente da Veterinária Mundial e declarou que à dividia com a Profissão Veterinária Brasileira que realmente tem projeção internacional inconteste.

O Prêmio JOHN GAMGEE, até então foi outorgado somente a três grandes personalidades da Veterinária Mundial:

Sir T. Dalling U.K.) pesquisador da FAO – Órgão das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1963 (Centenário da WVA).

Professor R. Vuillaume, Pesquisador de Alfort, França em 1983.

Crédito: Ascom CRMV-MT