CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Presidente do CRMV-MS destaca a importância do Médico Veterinário na VI SAVET

Categoria: Notícias | Publicado em: 25/09/2019

Rodrigo Piva, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul  (CRMV-MS), participou da Abertura da Sexta Semana Acadêmica Veterinária (VI SAVET) realizada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) entre os dias 23 e 28 de setembro.

Egresso do Curso de Medicina Veterinária da UDCB, Piva se disse muito feliz de estar participando da VI SAVET. “Ainda me lembro da época que percorria esses corredores como acadêmico de medicina veterinária. Volto a essa casa ocupando a presidência do CRMV-MS e temos buscado a valorização dos bons profissionais na defesa da sociedade”, pontuou.

Durante a sua palestra o presidente Rodrigo Piva enfatizou a importância de os acadêmicos se tornarem profissionais de excelência, respeitando a ética, dentro das prerrogativas que são peculiares aos médicos veterinários. “Somos (nós médicos veterinários) uma ferramenta valorosa e indispensável para o bem-estar da sociedade. O veterinário tem papel social de extrema relevância e precisa ser reconhecido pela sociedade por seu valor e compromisso”.

Rodrigo Piva enfatizou o grande potencial  que o médico veterinário tem para melhorar a vida da sociedade, pois pode contribuir na saúde pública compondo Núcleos de Apoio à Saúde da Família-NASF, podendo oferecer apoio técnico especializado para as comunidades e contribuir com a prevenção e promoção da saúde, tanto na assistência sob o ponto de vista higiênico sanitário do consumo de alimentos e proteção do meio ambiente, contribuindo diretamente no combate a endemias e controle de zoonoses, deixo aqui a reflexão e o pedido de que sejam potencializados esforços para a inclusão do veterinário na estratégia de saúde da família, enriquecendo e aperfeiçoando a prevenção na atenção básica, posso assegurar que será um ótimo investimento em favor da sociedade.

O presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva agradeceu a professora que coordena a VI Savet, Dra. Paula Helena Santa Rita pelo convite de participar do evento e se colocou à disposição dos acadêmicos. “É uma honra poder compartilhar conhecimento com vocês. Essa troca de experiência é muito enriquecedora. Estou à disposição de todos vocês”.

A Dra. Paula Helena Santa Rita, que compõem a Comissão Estadual de Animais Silvestres (CEAS) do CRMV-MS, disse que o objetivo da VI SAVET é aprimorar saberes. “Nosso intenção é propor novos estudos e permitir a interação dos acadêmicos com as experiências de pesquisadores e profissionais das diversas áreas da medicina veterinária”.

Voltada para profissionais da área e também para acadêmicos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciências Biológicas, a sexta edição da Savet teve início nessa segunda-feira (23) e segue até sexta-feira (27). Ao todo, o evento promove 27 palestras, seis mesas-redondas e 17 minicursos — uma programação ampla que permite o encontro da teoria com a prática.

Dentre as várias discussões propostas o CRMV-MS participa da VI SAVET, por meio da Mesa-Redonda sobre Agricultura e Pecuária: Medidas que minimizam o Impacto Ambiental e Doenças Infecciosas, que aconteceu na terça-feira (14) com a mediação da Comissão Estadual de Meio Ambiente (CEMA).

Na quarta-feira (25) a Comissão Regional de Medicina Veterinária Legal (CRMVL) discutiu as prerrogativas da Medicina Veterinária Legal e suas áreas de atuação, tendo como mediadora a dra. Gisele Braziliano.

No período da tarde, a partir das 13h30, a coordenadora da Comissão Estadual de Animais Silvestres (CEAS), Paula Helena Santa Rita irá mediar a mesa-redonda sobre Desafios da Medicina e Conservação de Animais Selvagens nos dias atuais.

Na manhã de sexta-feira (27) a conselheira Dra. Gizelly Bandeira Gonçalves de Mello irá ministrar palestra sobre a Avaliação do Paciente Cardiopata e o vice-presidente do CRMV-MS, Jair Vicente de Oliveira falará sobre a Gestão na geração de resíduos sólidos em produtos e serviços.

Ascom CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts