CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Pai e filho estão em tratamento em Corumbá após atacados por cachorro com raiva na Bolívia

Categoria: Notícias | Publicado em: 13/02/2014

Júlio Franco Belaunde, 37 anos, e o filho, de 9, foram atacados por um cachorro com raiva na semana passada na Bolívia. Os dois estão em tratamento em Corumbá. “Minha mãe havia adotado dois cachorros de rua, bem pequenos, cerca de um mês de vida, quando no domingo (11), fomos visitá-la em Puerto Quijarro. Vimos que um dos cachorros estava triste, doente, então, eu e meu marido fomos medicá-lo. Meu esposo pegou o cachorro para colocar o remédio na boca, pensamos que ele tinha alguma infecção intestinal, então, o cachorro avançou e mordeu meu marido”, explicou Neuza Gonçalves, esposa de Júlio. O casal mora em Corumbá, mas tem familiares na Bolívia.

De acordo com Júlio, no primeiro momento, a família não desconfiava de que o cão poderia estar infectado pela doença. “Depois que eu fui mordido, fomos até um hospital e eu recebi uma injeção antitetânica. Voltamos para a casa de minha sogra e percebemos que algum tempo depois, o cão começou a estremecer e a espumar pela boca, morrendo em seguida. Ficamos desesperados, voltei ao mesmo hospital e relatei que o cachorro havia morrido e estava espumando. De imediato fui encaminhado ao Hospital de Corumbá, onde tomei a primeira dose dos medicamentos e agora tenho mais 4 doses para tomar ainda”, explicou Júlio.

A criança não chegou a ser mordida, porém, dois dias antes, o mesmo animal arranhou a perna do garoto e por precaução, também está tomando medicação. 
O animal foi encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses de Corumbá (CCZ), conforme informou a este Diário, a chefe do CCZ, Walkíria Arruda da Silva. “Recebemos o animal e seu cérebro foi encaminhado a Campo Grande. O resultado do exame deu positivo, tinha o vírus da raiva. Já entramos em contato com as autoridades bolivianas, porém, ainda não obtivemos nenhuma resposta. Queremos realizar alguma ação, pois estamos em área fronteiriça e devemos dar total atenção a esta situação”, frisou.

Fonte: Camila Cavalcante / Diário Corumbaense


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts