CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


OIE declara Brasil território livre da pleuropneumonia bovina

Categoria: Notícias | Publicado em: 19/06/2017

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu o Brasil como país livre da pleuropneumonia contagiosa bovina, uma doença causada por uma bactéria e que acomete o sistema respiratório de bovinos e búfalos. Como a doença não é contagiosa para humanos, ela não oferece risco para os consumidores. No entanto, a infecção é altamente contagiosa e causa grandes perdas econômicas na produção animal, pois tem uma taxa de mortalidade de 50%.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e delegado do País na OIE, Guilherme Marques, já não existem casos da doença no Brasil. Mas o status do país como território livre da doença foi oficializado apenas na semana passada, durante a assembleia mundial da OIE, em Paris.

A declaração da OIE é reconhecida pela Organização Mundial do Comércio (OMC) como uma referência no padrão de saúde animal, e reflete o nível de transparência e de qualidade dos serviços veterinários do país. A certificação aumenta o valor dos produtos de origem animal do país, e facilita o acesso a mercados regionais e internacionais.

Além do Brasil, a África do Sul também entrou na lista de territórios livres da pleuropneumonia contagiosa bovina.

 

Certificados

Ao todo, a OIE distribuiu 17 certificados de reconhecimento oficial para seis doenças consideradas prioritárias para a entidade.  A Botsuana foi certificada como livre da peste dos pequenos ruminantes (PPR), e teve uma zona reconhecida oficialmente como livre da vacinação contra a febre aftosa, título que também foi concedido ao Paraguai e a várias outras zonas em Taipé e no Cazaquistão.

O Paraguai, a Romênia e uma zona do Colômbia foram incluídos entre os territórios livres de peste suína clássica (CSF). A Polônia, a Escócia e a Irlanda do Norte ganharam o reconhecimento de “risco negligenciável” de encefalopatia espongiforme bovina (conhecida como “doença da vaca louca”).

Esses e outros status podem ser conferidos no site da OIE (em inglês).

Fonte: CFMV


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts