CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Ministério da Ciência e Tecnologia abre inscrição para prêmio sobre métodos alternativos

Categoria: Notícias | Publicado em: 08/03/2017

A utilização de animais em pesquisas científicas é um assunto que vem sendo amplamente discutido e leva em consideração pontos como a quantidade de animais utilizados, a real necessidade de sua utilização e a eficácia dos resultados.

Com o objetivo de revelar talentos, impulsionar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na temática de métodos alternativos à experimentação animal, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou o Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de outubro. Interessados devem enviar o formulário preenchido para renama@mctic.gov.br. Regulamento e mais informações, acesse o site da Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama)

São duas as categorias individuais com prêmios que podem chegar até 15 mil reais. A primeira categoria é Produção Acadêmica (PA). Ela é direcionada aos graduados, estudantes de pós-graduação e pesquisadores com efetiva atuação na área de Métodos Alternativos à experimentação Animal tanto em atividades de pesquisa como em atividades de ensino.

A segunda categoria é Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DTI), relacionada a profissionais graduados e que apresentem propostas relacionadas à temática do Prêmio e ao emprego de metodologias alinhadas ao Princípio dos 3Rs com vistas ao desenvolvimento tecnológico e à inovação e que, quando possível, possam ser incorporadas às ações da Rede Nacional de Métodos Alternativos – RENAMA.

Cada interessado poderá submeter uma inscrição em uma única categoria; os documentos devem ser enviados em arquivo PDF; e serão aceitos trabalhos em língua portuguesa ou inglesa. Os candidatos e seus orientadores (se for o caso) devem se cadastrar ou atualizar, com antecedência de no mínimo de 72 horas da efetiva inscrição, seus currículos na Plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br/).

Os ganhadores serão conhecidos até dia 10 de novembro. A escolha dos premiados ocorrerá em Brasília (DF) por uma comissão julgadora, designada pelo MCTIC, composta por 6 membros, sendo 3 (três) especialistas da comunidade científica e tecnológica com expertise na temática (indicados pelo MCTIC), 1 representante do MCTIC, 1 representante dos Laboratórios Centrais da RENAMA (Rede Nacional de Métodos Alternativos) e 1 representante da UNESCO.

Fonte: Ascom/CFMV com informações do MCTIC


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts