CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Meio ambiente e agricultura sustentável

Categoria: Notícias | Publicado em: 01/06/2021

O meio ambiente provém recursos para a manutenção da vida e bem-estar de todos os seres vivos existentes no planeta. Capital Natural é o conceito que representa todo o estoque de recursos naturais renováveis e não renováveis do ambiente que podem produzir bens e serviços valoráveis à sociedade. A agricultura sustentável busca a produção de alimentos saudáveis e seguros para a população com o mínimo de impacto ao meio ambiente, ou seja, promove sistemas de produção eficientes e lucrativos que mantém a biodiversidade e os ecossistemas saudáveis, assim como mantém a qualidade de vida da população rural e da sociedade em geral.

No contexto da sustentabilidade, outro conceito importante é a capacidade de suporte dos ecossistemas. A capacidade de suporte máxima do ecossistema depende do tempo que determinado recurso utilizado necessita para sua regeneração. Devido à complexidade dos ecossistemas existentes, os limites são difíceis de serem quantificados, porém, a manutenção da biodiversidade e processos ecológicos promovem a resiliência e estabilidade dos ambientes.

Atualmente, um dos principais problemas ambientais do planeta tem sido o aumento médio da temperatura global. Uma das causas relacionadas ao aquecimento global tem sido o incremento da emissão de gases de efeito estufa poluentes na atmosfera que geralmente está associada às ações antrópicas inadequadas.

Em 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) propôs que os 193 países membros assinassem a Agenda 2030 composta de 17 ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável), entre os quais destaca o ODS 2 que visa erradicar a pobreza por meio da Agricultura Sustentável e o ODS 15 que visa proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres. Para o desenvolvimento sustentável da agricultura (ecoeficiência e ecoequidade), as práticas de manejo devem contribuir para a redução dos gases de efeito estufa e conservar os processos de produção. Para atingir esses objetivos destaca-se a importância da gestão planejada que otimiza a utilização dos recursos naturais dentro das restrições ambientais locais e da sua capacidade por meio da adoção de práticas ambientalmente corretas, denominadas de tecnologias verdes.

O Brasil com o plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) vem incentivando a adoção de práticas de manejo sustentável para o setor agropecuário, de 2010 a 2020. Recentemente, em abril de 2021 foi lançado o Plano ABC+ (2020 a 2030) que visa manter o compromisso internacional da produção sustentável de alimentos, fibras e energia com redução de gases de efeito estufa a partir do avanço no incentivo da adoção das práticas sustentáveis com abordagem integrada da paisagem, estímulo à regularização ambiental, preservação estabelecida pelo Código Florestal e compensação pelos serviços ambientais. A valoração dos serviços ambientais prestados pelos produtores que praticam uma agricultura sustentável é uma das principais formas de incentivo à conservação do meio ambiente.

Texto: Sandra Aparecida Santos – Pesquisadora da Embrapa Pantanal

Comissão Estadual de Meio Ambiente do CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts